Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3112
Título: Efeito da frequência de inoculação de Navicula sp. no desempenho zootécnico de pós-larvas do camarão marinho cula (Litopenaeus vannamei) em sistema de bioflocos
Autor: Maia, Hugo Rodrigo Monteiro de Queiroz
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1153044770380878
Orientador: Silva, Luis Otávio Brito da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3365265235618078
Palavras-chave: Camarão marinho;Bioflocos
Data do documento: Jun-2019
Citação: MAIA, Hugo Rodrigo Monteiro de Queiroz. Efeito da frequência de inoculação de Navicula sp. no desempenho zootécnico de pós-larvas do camarão marinho cula (Litopenaeus vannamei) em sistema de bioflocos. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Pesca) - Departamento de Pesca e Aquicultura, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumo: Objetivou-se com o presente estudo avaliar o efeito da frequência de inoculação de Navicula sp. no desempenho zootécnico de pós-larvas do camarão marinho (Litopenaeus vannamei) em sistema de bioflocos. O experimento teve duração de 42 dias e foi dividido em quatro tratamentos em triplicata, sendo um o cultivo em sistema BFT (controle) e os demais com a periodicidade de inoculação de Navicula sp.: a cada 5, 10 e 15 dias, na densidade de 10x104 cél mL-1. As pós-larvas foram estocadas com 2 mg em caixas de 50 L de volume útil, há uma densidade de 3000 ind m-3. Durante o período experimental os camarões foram alimentados com uma ração comercial de 45% de proteína bruta quatro vezes ao dia e o melaço foi adicionado diariamente. As variáveis físico-químicas da água mantiveram-se dentro do recomendado para o cultivo de camarão em sistema de biofloco durante todo o experimento. Para as variáveis de desempenho zootécnico, observou-se que todos os tratamentos com inoculação da microalga Navicula sp. (BFT 5, BFT 10 e BFT 15) se diferenciaram significativamente do tratamento controle, entretanto, não foram observadas diferenças significativas entre os tratamentos com adição da microalga. Diante dos custos de produção das algas, podemos concluir que uma frequência de 15 dias entre as inoculações de microalgas parece ser o mais adequado em sistema berçário de camarões marinhos em bioflocos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3112
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Pesca (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_hugorodrigomonteirodequeirozmaia.pdf927,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.