Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3106
Título: Conflito ambiental de uso do solo em bacias hidrográficas
Autor: Braga, Salatiel Ewen
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2860035301666233
Orientador: Caldas, Anildo Monteiro
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6543959400281255
Palavras-chave: Solo Rural;Sustentabilidade e meio ambiente;Morfometria;Bacias hidrográficas
Data do documento: 2020
Citação: BRAGA, Salatiel Ewen. Conflito ambiental de uso do solo em bacias hidrográficas. 2020. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Departamento de Tecnologia Rural, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife-PE, 2020.
Resumo: A crescente expansão não planejada das atividades agropecuárias sem um levantamento prévio das potencialidades e limitações quanto ao uso do solo, apresenta significante risco de deterioração do meio ambiente. A atividade agropecuária não planejada representa grande risco ambiental, elevando o índice de erosão por ocupar áreas impróprias devido à sua topografia, ou por atividades poluentes que podem prejudicar os ecossistemas adjacentes, seja por assoreamento dos fluxos superficiais de água ou até mesmo por contaminação de agroquímicos. Esta pesquisa objetivou desenvolver um diagnóstico geoambiental para a região da bacia do Tapacurá nas áreas de possível ocorrência de conflito de uso do solo. Utilizando-se cenas de radar da missão SRTM (Shuttle Radar Topography Mission), reprojetadas com Datum SIRGAS 2000 em projeção UTM (Universal Transversa de Mercator) e mosaico de imagens de sensor óptico/termal do satélite Landsat-8, submetidos a processamento e análises em Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Como resultados desta pesquisa, obtiveram-se a delimitação digital da área de interesse no formato vetorial, bem como, os mapas de declividade reclassificados conforme as classes preconizadas pela Embrapa Solos; somando-se a estes foram obtidas as características morfométricas dos compartimentos hidrológicos contidos na área de interesse, a saber: rede de drenagem, comprimento do talvegue principal, perímetro da bacia, somatório dos cursos d`água e a densidade da rede de drenagem. Estes parâmetros foram calculados pelo módulo ARCSWAT, na plataforma ArcGIS 9 da ESRI. Uma vez calculados estes parâmetros, foram confeccionados os mapas de solo, índice de rugosidade, uso e ocupação do solo atual e potencial para serem submetidos a classificação cruzada objetivando o diagnostico ambiental de conflito de uso do solo.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3106
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_salatielewenbraga.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.