Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3092
Título: Variação espacial da macrofauna bentônica em uma praia urbanizada no litoral norte de Pernambuco
Autor: Ximenes, Falber Fado Araújo Pina
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6318894893166992
Orientador: Carvalho, Mônica Lúcia Botter
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1762304533046987
Palavras-chave: Macrofauna;Praias arenosas;Organismos marinhos;Biologia costeira;Bentos
Data do documento: 13-Jul-2021
Citação: XIMENES, Falber Fado Araújo Pina. Variação espacial da macrofauna bentônica em uma praia urbanizada no litoral norte de Pernambuco. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo caracterizar as variações espaciais da macrofauna bentônica na praia de Casa Caiada (Olinda-Pernambuco). Foram coletadas amostras de sedimento em janeiro de 2019, utilizando um amostrador cilíndrico (15x20cm), ao longo de dois transectos perpendiculares à linha da praia. Neles, foram definidos três andares de coleta: mediolitoral superior (MS), mediolitoral médio (MM) e mediolitoral inferior (MI). Coletas de sedimento foram feitas para análise da granulometria. Os dados foram analisados através de métodos univariados e multivariados. Foram contabilizados 2067 indivíduos pertencentes a oito táxons. O filo Mollusca foi o mais abundante (38.8%), seguido por Nematoda (20.8%), Sipuncula (12.2%) e Oligochaeta (19.2%). Polychaeta foi o táxon mais diverso, com 14 famílias, sendo a família Spionidae a mais representativa. O gastrópode Neritina virginea foi o mais abundante na área de estudo, com 703 indivíduos. Foi observado um aumento nos valores de abundância, riqueza e diversidade de Shannon-Wiener em direção ao MI. O nMDS mostrou uma clara separação entre o MS em relação aos demais e estas diferenças foram confirmadas pela PERMANOVA. As análises granulométricas indicaram predominância de areia média. A dominância de N. virginea na praia de Casa Caiada está associada à alta disponibilidade de alimentos (micro e macroalgas) e, indiretamente, ao aporte de efluentes urbanos. A presença de nematódeos, oligoquetos e spionídeos indicam um ambiente impactado por ações antrópicas, uma vez que são bioindicadores de ambientes perturbados, com elevados níveis de poluição orgânica.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/3092
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_falberfadoaraujopinaximenes.pdf636,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.