Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/302
Título: Estudo da frequência do rume em caprinos (Capra hircus, l.) da raça moxotó criados no estado da Paraíba
Autor: Lima, Evilda Rodrigues de
Palavras-chave: Caprino;Rúmen;Caprino - Estômago
Data do documento: 1986
Citação: LIMA, Evilda Rodrigues de. Estudo da frequência do rume em caprinos (Capra hircus, l.) da raça moxotó criados no estado da Paraíba. Cadernos Ômega. Série Veterinária, Recife, n. 2, p. 45-56, 1986.
Abstract: Este trabalho realizou-se com o objetivo de avaliar a frequência dos movimentos do rume em caprinos, submetidos a manejo tradicional e melhorada, no Núcleo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Trópico Semiárido da Universidade Federei da Paraíba. Utilizou-se em 30 caprinos, fêmeas, da raça Moxotó, com idade variando entre três e quatro anos, sendo divididos em dois grupos constituído por quinze animais submetidos a sistemas semi-intensivo. Para determinar a frequência das médias dos movimentos do rume, efetuou-se exames semanais, duas vezes ao dia (manhã e tarde) durante o período de novembro de 1981 a janeiro de 1982. As médias encontradas para os movimentos do rume entre os dois grupos, não apresentaram diferenças estatisticamente significativas. A diferença dos valores médios obtidos nos períodos da manhã e tarde, foi estatisticamente significativa. Os resultados obtidos nos dois sistemas de manejo não tiveram influência significativa sobre a frequência dos movimentos do rume.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/302
Aparece nas coleções:n. 2, 1986 (Série Veterinária)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n2_1986_vet_04.pdf514,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.