Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/301
Título: Estudo da frequência respiratória em caprinos (Capra hircus, L.) Da raça moxotó criados no Estado da Paraíba
Autor: Lima, Evilda Rodrigues de
Palavras-chave: Caprinos - Doenças;Caprino - Aparelho respiratório 
Data do documento: 1986
Editor: LIMA, Evilda Rodrigues de. Estudo da frequência respiratória em caprinos (Capra hircus, L.) Da raça moxotó criados no Estado da Paraíba. Cadernos Ômega. Série Veterinária, Recife, n. 2, p. 29-44, 1986.
Abstract: Este trabalho realizou-se com o objetivo de avaliar a frequência dos movimentos respiratórios em caprinos, submetidos a manejo tradicional e melhorado, no Núcleo de Pesquisa para o Desenvolvimento do Trópico semiárido da Universidade Federal da Paraíba. Utilizou-se 30 caprinos, fêmeas, da raça Moxotó, com idade variando entre três e quatro anos, sendo divididos em dois grupos constituídos por quinze animais submetidos a sistema semi-intensivo. Para determinar a frequência dos movimentos respiratórios, efetuou-se exames se- manais duas vezes ao dia (manhã e tarde), durante o período de novembro de 1981 a janeiro de 1982. As medias encontradas para os movimentos respiratórios não apresentaram diferenças estatisticamente significativas para os dois grupos. A diferença entre os valores médios obtidos nos períodos da manhã e da tarde foi estatisticamente significativa para os animais do grupo do manejo melhorado. Os resultados obtidos nos dois sistemas de manejo não tiveram influência significativa sobre a frequência dos movimentos respiratórios, enquanto que a temperatura ambiente teve grande influência sobre a frequência respiratória.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/301
Aparece nas coleções:n. 2, 1986 (Série Veterinária)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n2_1986_vet_03.pdf682,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.