Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2988
Título: Emancipação humana e social no núcleo musical do Projeto Social Peixotinho
Autor: Santos Filho, Marcondes dos Ramos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/0478747424870549
Orientador: Brito, Paulo Afonso Barbosa de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0891943804378064
Palavras-chave: Música na educação;Sociologia educacional;Organizações não-governamentais;Emancipação social
Data do documento: 18-Dez-2021
Citação: SANTOS FILHO, Marcondes dos Ramos. Emancipação humana e social no núcleo musical do Projeto Social Peixotinho. 2021. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) – Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: The present work aims to analyze the processes of human and social emancipation made possible by the social, artistic and educational work developed by the Peixotinho musical project. The research is inserted in the current context of teaching and learning music in the non-governmental organization (NGO) for children and young people coming from communities neighboring the Project and in their majority from the popular classes of Recife and Olinda. I present the guiding question: "Has the Núcleo Musical of Peixotinho contributed to the human and social emancipation of young residents of the periphery of Recife and Olinda?" and from there I formulate the hypothesis that Peixotinho is capable of generating emancipation through professional musical, artistic, and human formation of the student subjects, and that this formation is of an emancipatory character. We used semi-structured interviews as an instrument to collect data from managers and graduated students in order to answer the guiding question and discuss the experience of the Núcleo Musical Irmã Scheilla of the Projeto Peixotinho in the light of some theories of the sociology of education. I conclude that the Núcleo Musical, from the voices of the interviews, possesses the human and social emancipatory potential, starting from musical education but expanding to other dimensions of life.
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar os processos de emancipação humana e social possibilitados pelo trabalho social, artístico e educacional desenvolvido pelo projeto musical Peixotinho. A pesquisa se insere no contexto atual de ensino e aprendizagem musical na organização não governamental (ONG) para crianças e jovens vindos de comunidades vizinhas ao Projeto e em sua maioria das classes populares de Recife e Olinda. Apresento a pergunta orientadora: “O Núcleo Musical do Peixotinho contribuiu para a emancipação humana e social de jovens moradores da periferia de Recife e Olinda?” e a partir dela formulo a hipótese de que o Peixotinho é capaz de gerar emancipação através da formação profissional musical, artística e humana dos sujeitos estudantes, e que essa formação é de caráter emancipatório. Utilizamos entrevistas semiestruturadas como instrumento para coleta de dados de gestores e educandos formados egressos objetivando responder a pergunta orientadora e discutimos a experiência do Núcleo Musical Irmã Scheilla do Projeto Peixotinho à luz de algumas teorias do campo da sociologia da educação. Concluo que o Núcleo Musical, a partir das vozes das entrevistas, possui o potencial emancipatório humano e social, partindo da educação musical mas ampliando para outras dimensões da vida.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2988
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Ciências Sociais (Sede)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_marcondesdosramossantosfilho.pdf14,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.