Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2980
Título: Professor Adierson Erasmo de Azevedo, Reitor da UFRPE, durante reunião para obter vistos em passaportes - Parte 1
Autor: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: Memória;Reitorado 1969-1973;Administração pública
Data do documento: 1971
Editor: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Citação: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Professor Adierson Erasmo de Azevedo, Reitor da UFRPE, durante reunião para obter vistos em passaportes. Fotografia, revelada em papel brilhante, em sépia, 25 cm x 18 cm.
Abstract: Registra reunião realizada em local não identificado da qual participou o professor Adierson Erasmo de Azevedo, reitor da UFRPE, ao lado de outras sete autoridades não identificadas. Como essa fotografia não possui uma data especificada, adotamos o ano de 1971 como a data em que foi registrada. Compõem a mesa oito homens, entre eles, professor Adierson Erasmo de Azevedo, tendo às suas costas um arquivo de metal e uma porta de vidro enquanto olha para os participantes que estão à sua frente, do lado esquerdo. Ele está sentado à esquerda do senhor de óculos escuros que se encontra sentado à cabeceira da mencionada mesa e vê-se atrás desse senhor uma janela cuja vidraça deixa à mostra o telhado de uma casa. Sobre a mesma encontram-se empilhados 10 passaportes em cujas capas está escrito República Federativa do Brasil. Vê-se ao lado da pilha de passaportes, um caderno ou um livro, uma folha de papel dobrada e um cinzeiro de vidro. Observa-se que um dos componentes do lado esquerdo está tomando notas ou escrevendo algo importante em um caderno enquanto os participantes do lado direito, observam o que de fato ocorre. Pode-se ver também que nesse grupo, usam terno e gravata, apenas o professor Adierson Erasmo de Azevedo, o senhor que se encontra sentado ao seu lado e o senhor que está sentado na cabeceira da mesa. Durante a entrevista para rememoração, ao observar a fotografia, o reitor Adierson falou: “Estou abismado com tantas fotografias! (Risos!)... Eu lá sabia que tinhas tantas meu Deus do Céu?!! (Risos e emoção)... Aqui no verso está escrito Reitorado... tal... 1969 a 1973 muito bem. Vamos ver... Ai, ai, ai... Vamos lá memória (Observando)... Essa não dá... não consigo reconhecer ninguém além de mim.” FONTES DE PESQUISA: Entrevista concedida às bibliotecárias Conceição Martins e Vania Ferreira para atender aos objetivos do Repositório Institucional, projeto “(Re) Memórias da UFRPE”, para a contextualização das imagens do acervo fotográfico do reitorado do Prof. Dr. Adierson Erasmo de Azevedo, no período de dezembro de 1969 a agosto de 1973. Acervo localizado no Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos, da Biblioteca Central da UFRPE. Entrevista realizada no dia 27 de abril de 2016, no Espaço Santander da Biblioteca Central da UFRPE. Duração de 2h17min com transcrição e pesquisa complementar da bibliotecária Conceição Martins.
Resumo: Fotografia original, revelada em papel brilhante, em sépia, medindo 25 cm x 18 cm, no formato horizontal. Foi empregado como processo filme negativo. Esta fotografia integra o acervo fotográfico do Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos da Biblioteca Central. Possui informações escritas à lápis grafite no verso. Não possui duplicata. Essa fotografia faz parte da minicoleção composta pelas fotos 0142, 0143, 0144 e 0145.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2980
Aparece nas coleções:1969 a 1973 - Reitorado Prof. Adierson Erasmo de Azevedo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AC_adierson_0142.jpg195,87 kBJPEGVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons