Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/292
Título: Sobre a biologia da sardinha-bandeira Opisthonema oglinum (le sueur, 1817), no canal de Santa Cruz, PE
Autor: Couto, Libânia Maria Maia Rodrigues
Vasconcelos Filho, Antônio de Lemos
Palavras-chave: Peixe Marinho;Sardinha Bandeira;Peixes - Alimentação e rações;Peixes - Reprodução;Peixes - Fisiologia
Data do documento: 1986
Citação: COUTO, Libânia Maria Maia Rodrigues; VASCONCELOS FILHO, Antônio de Lemos. Sobre a biologia da sardinha-bandeira Opisthonema oglinum (le sueur, 1817), no canal de Santa Cruz, PE. Cadernos Ômega. Série Ciências Aquáticas, Recife, n. 2, p. 41-54, 1986.
Abstract: Apresenta-se, alguns aspectos da biologia da Sardinha-Bandeira, Opisthonema oglinum (Le Sueur, 1817), do Canal de Santa Cruz-Pernambuco-Brasil. Foi determinado o período de reprodução da espécie, observando-se que a mesma desova próximo aos locais das capturas, durante os meses de novembro a março, com maior intensidade no período de dezembro a fevereiro. Observou-se um predominio de fêmeas durante todo o período estudado, sendo a razão entre os sexos 1 M : 5,4 F. A Sardinha-Bandeira apresenta um hábito alimentar (essencialmente) planctófago, notadamente zooplanctônico e secundariamente fitoplanctônico; ocasionalmente, as sardinhas adultas complementam sua alimentação com organismos do nécton e/ou mesmo do bentos. Considerando-se os sexos e os estádios de maturação, não houve diversificação na dieta alimentar destes clupeídeos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/292
Aparece nas coleções:n. 2, 1986 (Série Ciências Aquáticas)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n2_1986_aqua_02.pdf485,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.