Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/284
Título: Ciclagem de nutrientes na mata de Dois Irmãos (Recife) 1. Através da água de chuva *
Autor: Nunes, K. S.
Sampaio, E. V. S. B.
Andrade, Arnóbio Gonçalves de
Palavras-chave: Águas pluviais;Água - Captação
Data do documento: 1986
Citação: NUNES, K. S.; SAMPAIO, E. V. S. B.; ANDRADE, A. G. Ciclagem de nutrientes na mata de Dois Irmãos (Recife) 1. Através da água de chuva *. Cadernos Ômega. Série Agronomia, Recife, n. 2, p. 163-174, 1986.
Abstract: Na mata de Dois Irmãos, Recife-PE, foram determinados, durante um ano, os volumes de água de chuva acima das copas, no nível do solo depois de atravessar as copas e a 72 cm de profundidade no solo e as concentrações de K, P, Ca e Mg em amostras dessas águas e na água do açude que drena a área. Da precipitação total (2260 mm), 89% atravessaram as copas e 74% percolaram no solo. Em geral, as concentrações dos elementos foram mais altas na época de menor pluviosidade e foram mais elevadas na água percolada que na água que atravessou as copas e mais nesta que na água de chuva. As concentrações de K e Mg aumentaram duas a doze vezes com a passagem da água pelas copas, enquanto as de P e Ca aumentaram de uma a duas vezes. O aporte de nutrientes à mata foi de 19, 11, 29 e 1,3 kg/ha-'.ano-' de K. P, Ca e Mg, respectivamente. As perdas de nutrientes do solo, estimadas com base nas concentrações na água do açude e no volume de água percolada a 72 cm de profundidade no solo, foram quantidades semelhantes às do aporte, indicando equilíbrio no sistema mata-solo .
URI: http://hdl.handle.net/123456789/284
Aparece nas coleções:n. 2, 1986 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n2_1986_agro_11.pdf469,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.