Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2796
Título: Contribuições do Projeto Artes da UFRPE: uma possibilidade de integração do ensino, da pesquisa e da extensão na formação inicial de professor em artes visuais a distância.
Autor: Patello, Vera Conceição Alves
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6397865588491092
Orientador: Melo, Énery Gislayne de Sousa
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2653085378828449
Palavras-chave: Artes;Formação de professores;Ensino a distância;Extensão universitária
Data do documento: 31-Jul-2021
Citação: PATELLO, Vera Conceição Alves. Contribuições do Projeto Artes da UFRPE: uma possibilidade de integração do ensino, da pesquisa e da extensão na formação inicial de professor em artes visuais a distância. 2021. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Contributions of the UFRPE Arts Project: a possibility of integrating teaching, research and extension in the initial training of professors in Visual Arts through distance education course. This document represents its main contributions to the UFRPE Arts Project in the initial training of professors in Visual Arts through distance education and aims to analyze these contributions as a possibility of integrating teaching, research and extension. The following specific objectives were also outlined: Describe the expected profile for initial training of professors in Visual Arts, which can be developed from the integration of teaching, researching and extension, identify the actions developed by the project and analyze how they contribute to this course. The study emerged from the students' experiences in an extension and research project through distance education course. In order to achieve the objective, a descriptive and exploratory. Data collection was performed using bibliographic research procedures and case study reports, which developed to be the Arts Project at UFRPE. The theoretical framework includes discussions about the history of art education in Brazil, the importance of university extension and its connection with the process of becoming a professional professor in Visual Arts. This document is arranged according with the National Curriculum Guidelines of the Undergraduate Course in Visual Arts, as well as the Distance Education Pedagogical Project of Visual Arts, and the studies of the arts’ researcher Ana Mae Barbosa. The obtained data indicates the skills and competences in the training of professors in Visual Arts, highlighting the importance of these three areas: teaching, extension and researching, and also, the actions of the project that promotes this type of training. Based on the presented discussions and its results, it can be considered that the UFRPE Arts project was of paramount importance for the student’s experiences – symbolic, social, as well as their own formation - and that the connection between theory, research and practice was extremely important in this training.
Resumo: Este trabalho apresenta como tema as contribuições do Projeto Artes da UFRPE na formação inicial de professor em Artes Visuais a distância e tem como objetivo analisar essas contribuições como uma possibilidade de integração do ensino, da pesquisa e da extensão. Também foram delineados os seguintes objetivos específicos: Descrever o perfil esperado para uma formação inicial de professor em Artes Visuais, que pode ser desenvolvido a partir da integração do ensino, da pesquisa e da extensão, identificar as ações desenvolvidas pelo projeto e analisar de que forma contribuem para essa formação. O estudo surgiu a partir da vivência discente em um projeto de extensão e pesquisa na modalidade a distância. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se a metodologia de pesquisa do tipo descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de procedimentos da pesquisa bibliográfica e de estudo de caso, sendo este o Projeto Artes da UFRPE. O referencial teórico contemplou discussões acerca da história do ensino da arte no Brasil, da importância da extensão universitária e de sua relação com o processo de formação profissional docente em Artes Visuais. O trabalho está estruturado à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Artes Visuais (BRASIL, 2009), assim como do PPC - Projeto Pedagógico do curso de Licenciatura em Artes Visuais a Distância (UFRPE,2019) além dos estudos da pesquisadora em artes Ana Mae Barbosa. Os dados obtidos indicam as habilidades e competências na formação de professores de Artes Visuais destacando a importância dos três eixos, ensino, extensão e pesquisa, e das ações do projeto que fomentam esta formação. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que o projeto Artes da UFRPE foi de suma importância para as experiências formativas, simbólicas e sociais dos estudantes e que a articulação entre a teoria, a investigação e a prática foram de extrema importância nesta formação.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2796
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Artes Visuais (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_veraconceicaoalvespatello.pdf767,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.