Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2792
Título: Inauguração da Representação da UFRPE em Brasília, DF
Autor: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: Memória;Memória;Reitorado 1969-1973;Celebrações
Data do documento: 1970
Editor: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Citação: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Inauguração da Representação da UFRPE em Brasília, DF. Fotografia, revelada em papel brilhante, em sépia, 17 cm x 24 cm.
Abstract: Registra a inauguração da sede da Representação da UFRPE em Brasília, DF, em 1970. Durante entrevista para a rememoração, o reitor Adierson Erasmo de Azevedo, ao observar a fotografia ficou exultante, pois lembrou que era o registro da inauguração da sede da representação da UFRPE em Brasília, DF, em 19 de junho de 1970 e passou a ser um local de importância estratégica para a UFRPE. Segundo suas palavras: “essa representação, tinha por objetivo era facilitar a tramitação dos documentos da Universidade no Ministério da Educação e demais Órgãos e Setores da esfera federal, assim como, mediar e facilitar o acesso e os contatos da administração superior e professores da Universidade com autoridades do Governo Federal.” Na fotografia aparecem importantes autoridades, o professor Adierson após observar com cuidado, identificou o Ministro da Educação, Professor Jarbas Passarinho, o reitor da UFPE, Professor Murilo Guimarães, o Deputado Federal, Dr. Petronilo Santa Cruz, entre outras autoridades. Ainda observando a fotografia, o reitor Adierson comentou: “A Rural tinha um escritório em Brasília com uma equipe de funcionários e nossos processos eram acompanhados por Dr. Petronilo que tinha larga experiência política e fácil acesso nos Ministérios, além de ser muito bem relacionado.” FONTES DE PESQUISA: Entrevista concedida às bibliotecárias Conceição Martins e Vania Ferreira para atender aos objetivos do Repositório Institucional, projeto “(Re) Memórias da UFRPE”, para a contextualização das imagens do acervo fotográfico do reitorado do Prof. Dr. Adierson Erasmo de Azevedo, no período de dezembro de 1969 a agosto de 1973. Acervo localizado no Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos , da Biblioteca Central da UFRPE. Entrevista realizada no dia 15 de abril de 2016, no Espaço Santander da Biblioteca Central da UFRPE. Duração de 2h17min com transcrição e pesquisa complementar da bibliotecária Conceição Martins. AZEVEDO, Adierson Erasmo de. A “Caminhada seguindo o Sol” da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife: Editora UFRPE, 2007.
Registra a inauguração da sede da Representação da UFRPE em Brasília, DF, em 1970. Durante entrevista para a rememoração, o reitor Adierson Erasmo de Azevedo, ao observar a fotografia ficou exultante, pois lembrou que era o registro da inauguração da sede da representação da UFRPE em Brasília, DF, em 19 de junho de 1970 e passou a ser um local de importância estratégica para a UFRPE. Segundo suas palavras: “essa representação, tinha por objetivo era facilitar a tramitação dos documentos da Universidade no Ministério da Educação e demais Órgãos e Setores da esfera federal, assim como, mediar e facilitar o acesso e os contatos da administração superior e professores da Universidade com autoridades do Governo Federal.” Na fotografia aparecem importantes autoridades, o professor Adierson após observar com cuidado, identificou o Ministro da Educação, Professor Jarbas Passarinho, o reitor da UFPE, Professor Murilo Guimarães, o Deputado Federal, Dr. Petronilo Santa Cruz, entre outras autoridades. Ainda observando a fotografia, o reitor Adierson comentou: “A Rural tinha um escritório em Brasília com uma equipe de funcionários e nossos processos eram acompanhados por Dr. Petronilo que tinha larga experiência política e fácil acesso nos Ministérios, além de ser muito bem relacionado.” FONTES DE PESQUISA: Entrevista concedida às bibliotecárias Conceição Martins e Vania Ferreira para atender aos objetivos do Repositório Institucional, projeto “(Re) Memórias da UFRPE”, para a contextualização das imagens do acervo fotográfico do reitorado do Prof. Dr. Adierson Erasmo de Azevedo, no período de dezembro de 1969 a agosto de 1973. Acervo localizado no Núcleo do Conhecimento e da Memória Agronômica “Professor João Baptista Oliveira dos Santos”, da Biblioteca Central da UFRPE. Entrevista realizada no dia 15 de abril de 2016, no Espaço Santander da Biblioteca Central da UFRPE. Duração de 2h17min com transcrição e pesquisa complementar da bibliotecária Conceição Martins. AZEVEDO, Adierson Erasmo de. A “Caminhada seguindo o Sol” da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife: Editora UFRPE, 2007.
Resumo: Fotografia original conservada, revelada em papel brilhante, em sépia, medindo 17 cm x 24 cm, no formato horizontal. Foi empregado como processo filme negativo. Esta fotografia integra o acervo fotográfico do Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos da Biblioteca Central. Possui informações escritas a lápis grafite e a caneta no verso. Não possui duplicata.
Fotografia original conservada, revelada em papel brilhante, em sépia, medindo 17 cm x 24 cm, no formato horizontal. Foi empregado como processo filme negativo. Esta fotografia integra o acervo fotográfico do Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos da Biblioteca Central. Possui informações escritas a lápis grafite e a caneta no verso. Não possui duplicata.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2792
Aparece nas coleções:1969 a 1973 - Reitorado Prof. Adierson Erasmo de Azevedo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AC_adierson_0049.jpg207,18 kBJPEGVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons