Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/279
Título: Nutrição mineral e reação de Sorgo, Sorghum Bicolor, ao agente da antracnose, Colletotrichum Graminicola*
Autor: Maranhão, Eduardo Henrique A.
Menezes, Maria
Palavras-chave: Nutrição vegetal;Botânica;Plantas - Efeito dos minerais
Data do documento: 1986
Editor: MARANHÃO, Eduardo Henrique A.; MENEZES, Maria. Nutrição mineral e reação de Sorgo, Sorghum Bicolor, ao agente da antracnose, Colletotrichum Graminicola*. Cadernos Ômega. Série Agronomia, Recife, n. 2, p. 77-91, 1986.
Abstract: Foi estudado o efeito da nutrição mineral sobre a reação da linhagem de sorgo IPA-7300010, suscetível a Colletotrichum Graminicola (Ces.) Wils. A linhagem foi cultivada em diferentes níveis de NPK, sendo posteriormente inoculada com uma suspensão de conídios, na concentração de aproximadamente 2 x 105 conídios/ml, em três folhas bem expandidas. por planta. a partir do topo. Doze dias após a inoculação das plantas foi feita a avaliação dos sintomas nos diferentes, tratamentos, através de determinações do comprimento das lesões, estabelecendo uma média por planta. 0s resultados mostraram que a reação das plantas de sorgo a C. Graminicola foi alterada significativamente pela nutrição induzindo o tratamento 2,00 N um aumento significativo no comprimento das lesões foliares. Entretanto. certa supressão dos sintomas pode ser observada nos tratamentos envolvendo os níveis de K e solução completa. A porcentagem dos macro e micronutrientes nos tecidos foliares e a suscetibilidade da linhagem de sorgo ao patógeno foram influenciadas pela aplicação dos níveis de NPK estudados.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/279
Aparece nas coleções:n. 2, 1986 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n2_1986_agro_06.pdf505,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.