Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2767
Título: Colação de grau da turma de Agronomia de 1969 da UFRPE
Autor: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Palavras-chave: Memória;Reitorado 1969-1973
Data do documento: 1973
Editor: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Citação: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Colação de grau da turma de Agronomia de 1969 da UFRPE, realizada no salão nobre da UFRPE. Fotografia, revelada em papel guache, em sépia, 18 cm x 24 cm.
Abstract: Fotografia que registra a solenidade de colação de grau da turma de Agronomia do ano de 1969, realizada no salão nobre da UFRPE, vendo-se a mesa diretora, onde encontram-se o reitor Adierson e mais 07 autoridades. Pode-se observar ainda do lado esquerdo, o aluno orador que se encontra de pé diante do microfone fazendo o seu discurso. Vê-se também detalhes das bancadas destinadas aos membros do Conselho Universitário localizadas no lado direito e esquerdo onde aparecem em cada uma delas um Conselheiro sentado. Aparecem ainda do lado esquerdo, atrás do aluno que discursa, um fotógrafo e mais outra pessoa não identificada. Chama a atenção acima da mesa diretora, o painel de autoria de Lula Cardoso Ayres, criado para compor o salão nobre da UFRPE. Durante a rememoração e tomando conhecimento que se trata da turma de Agronomia de 1969, o reitor se emocionou, pois, lembrou que essa foi a primeira turma de Agronomia que colou grau em seu reitorado. Como no verso não apareceram relacionados os nomes dos formandos, buscou-se a “Plaquete dos 80 Anos dos Cursos das Ciências Agrárias” e assim foi possível identificar todos os que se formou nessa turma composta por 62 alunos, sendo 60 homens e 02 mulheres. O reitor, visivelmente, emocionado, pediu para lermos os nomes de todos os formandos. Finalizada a leitura, comentou “Essa foi a turma do Professor Rildo Sartori, Vice-Reitor do reitor João Baptista Oliveira dos Santos de 1987 a 1991. Esse é realmente um trabalho primoroso que vocês estão fazendo, me trazendo as fotografias e me levando de volta no tempo para lembrar cada uma delas, tenho certeza que facilitará o entendimento das novas gerações que acessarem essas fotografias. Parabéns!”. FONTES DE PESQUISA: Entrevista concedida às bibliotecárias Conceição Martins e Vania Ferreira para atender aos objetivos do Repositório Institucional, projeto “(Re) Memórias da UFRPE”, para a contextualização das imagens do acervo fotográfico do reitorado do Prof. Dr. Adierson Erasmo de Azevedo, no período de dezembro de 1969 a agosto de 1973. Acervo localizado no Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos da Biblioteca Central da UFRPE. Entrevista realizada no dia 13 de abril de 2016, no Espaço Santander da Biblioteca Central da UFRPE. Duração de 2h40min com transcrição e pesquisa complementar da bibliotecária Conceição Martins. AZEVEDO, Adierson Erasmo de. A “Caminhada seguindo o Sol” da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife: Editora UFRPE, 2007. 80 anos dos cursos de Ciências Agrárias da UFRPE 1912-1992. Recife, Imprensa Universitária, 1994. p. 59 – 60. Martins, Conceição. Eudes de Souza Leão Pinto: In memoriam. Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, Recife, v. 15, n.2, p. 13-19, 2018. Disponível em: http://journals.ufrpe.br/index.php/apca/article/view/2228/482482834
Resumo: Fotografia original conservada, revelada em papel guache, em sépia, medindo 18 cm X 24 cm, no formato horizontal. Foi empregado como processo filme negativo. No verso da foto consta informação escrita à caneta, mas não informa os nomes dos formandos nem a data. Esta fotografia integra o acervo fotográfico do Núcleo do Conhecimento Professor João Baptista Oliveira dos Santos da Biblioteca Central. Não possui duplicata.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2767
Aparece nas coleções:1969 a 1973 - Reitorado Prof. Adierson Erasmo de Azevedo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AC_adierson_0039.jpg197,32 kBJPEGVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons