Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/275
Título: Eficiência agronômica de materiais ricos em potássio
Autor: Magalhães, Antônio Fernando
Silva, Israel Pereira da
Palavras-chave: Potássio;Plantas - Efeito do potássio;Rochas
Data do documento: 1986
Citação: MAGALHÃES, Antônio Fernando; SILVA, Israel Pereira da. Eficiência agronômica de materiais ricos em potássio. Cadernos Ômega. Série Agronomia, Recife, n. 2, p. 65-75, 1986.
Abstract: Avalicu-se a eficiência agronômica. através da produção de matéria seca e absorção de potássio pelo sorgo (Sorghum bicolor, L) e feijão macassar (Vigna unguiculata, (L) Walp) em cultivos sucessivos na casa de vegetação, de vários materiais ricos em potássio existentes no Nordeste. Dois solos Podzólico Vermelho Amarelo (Latossólico e Orto) foram utilizados neste experimento. Carnalita, silvinita e três rochas moídas (< 0,1;9mm) foram comparadas com cloreto de potássio a níveis equivalentes a 0, 75, ,50, 300 e 600 kg K?O/ha. A matéria seca média produzida em todos os cultivos com a aplicação das fontes solúveis de potássio (carnalita, silvinita e cloreto de potássio) foram similares entre si e inferiores às fontes não solúveis. A eficiência agronômica (EA) de todas as fontes testadas foi inferior ao cloreto de potássio no cultivo inicial, porém, com o aumento do número de cultivos a eficiência das rochas SR-1 e SR-2 tornaram- se superiores.As plantas absorveram mais potássio das fontes solúveis do que das rochas testadas. As fontes solúveis foram superiores no primeiro corte de sorgo e as demais fontes tornaram-se equivalentes as primeiras com o aumento do número de cultivos.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/275
Aparece nas coleções:n. 2, 1986 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n2_1986_agro_05.pdf344,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.