Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2735
Título: Conta pra mim, Marramaque: traços de uma personalidade Griô na obra Clara dos Anjos, de Lima Barreto
Autor: Silva, Natália Regina Ferreira da
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1236781063874349
Orientador: Azevedo, Natanael Duarte de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1598344003069716
Palavras-chave: Griots;Negros na literatura;Literatura brasileira - Aspectos sociais;Escravidão na literatura
Data do documento: 18-Ago-2021
Citação: SILVA, Natália Regina Ferreira da. Conta pra mim, Marramaque: traços de uma personalidade Griô na obra Clara dos Anjos, de Lima Barreto. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumo: O presente artigo pretende explorar a construção do personagem Antônio da Silva Marramaque na obra Clara dos Anjos, de Lima Barreto, de maneira a encontrar referências griôs numa figura ficcional que se volta às características ancestrais afrobrasileiras do próprio autor. Numa literatura que mescla as dissonâncias sociais e raciais presentes no Rio de janeiro na virada do século XIX para o século XX - pós abolição da escravatura, ambos, autor e personagem, se reconhecem como memórias vivas da diáspora Brasil-África e se mantiveram ávidos aos costumes pertencentes à função griótica de seus antepassados, legitimando o legado griô, aos moldes brasileiros, numa confluência que figura entre a necessidade de resguardar costumes culturais dentro de um Brasil que não é mais a África Ocidental, portanto, com a presença de outros povos e hábitos pertencentes a este país que recebera escravizados de todos os cantos do continente negro. A abordagem através da análise das passagens contidas no romance e as referências a estudos griôs dá-se pela necessidade de uma construção sólida a respeito de um personagem esquecido pela literatura, mas que mostra-se como potência a partir de uma análise criteriosa que converge à ancestralidade afro-brasileira, sendo os griôs personalidades que tem seu entendimento modificado a partir de diferentes prismas, sobretudo, de países onde a presença negra foi submetida à escravização e seus povos privados de exercer livremente suas culturas.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2735
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAEADTec)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_art_nataliareginaferreiradasilva.pdf585,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.