Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2731
Título: Cartas pessoais de amor: gênero do discurso e estilo do enunciador do Sertão do Pajeú na década de 1950
Autor: Souza, Rafaela dos Santos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2926392791984793
Orientador: Dugnani, Bruna Lopes Fernandes
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/6132618542893464
Palavras-chave: Comunicação escrita;Cartas de amor;Gêneros literários;Anos 1950
Data do documento: 2019
Citação: SOUZA, Rafaela dos Santos. Cartas pessoais de amor: gênero do discurso e estilo do enunciador do Sertão do Pajeú na década de 1950. 2019. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Abstract: This work aims at the understanding of both the speech genre personal love letter from Sertão [Backlands] of Pernambuco State - Brazil, which were written in the 1950s, and its enunciator’s style. This way, it contributes to the dissemination of this linguistic-cultural heritage. The reserach corpus is composed by 22 personal love letters written in the late 1950s by two senders (enunciators). They lived in the countryside of Sertão do Pajéu [Backlands of Pajéu] of Pernambuco State, Brazil. These letters were made available through the digital platform of Laboratório de Edição e Documentação de Pernambuco (Ledoc) [the Publishing and Documentation Laboratory of Pernambuco]. They were scanned and transcribed by the members of the research project “Banco Informatizado de Textos (BIT): a constituição de um corpus de manuscritos e impressos pernambucanos do século XVIII, XIX e XX” [Computerized Text Bank: the constitution of a corpus of Pernambuco manuscripts and printed papers from the 18th, 19th and 20th centuries”]. The corpus selection was due to its relevance as an object of remarkable linguistic-cultural value. In order to achieve the objective of this research coherently, we adopted theoretically and methodologically the Bakhtinian perspective and, more specifically, the concepts of “speech genre” and “style” and the procedures for approaching the research corpus of description, analysis and interpretation. The results were obtained through aspects found as recurrent in the speech genre, such as the rhythm, metaphors, the use of pronouns thou and you, the use of diminutive forms and the vocatives. These aspects materialized proximity, spontaneity and intimacy, as well as similarities to a poetic discourse. The reflections on the enunciator’s writing indicated relevant characteristics of the period - the 1950s, enabling discussions about the different angles through which the style can be seen. Furthermore, the recurrences of a poetic production, the resemblance to the postcards of that time and to concrete poetry has lead the research not only to strictly consider linguistic features for analysis, but to also take into account the broader context that involved the letters and its enunciator’s style. This allowed us to comprehend the enunciator’s style as constituted in relation to the world and to the other.
Resumo: O objetivo deste trabalho é compreender as características relativas ao gênero do discurso carta pessoal de amor do Sertão do Pajeú da década de 50, bem como do estilo de seu enunciador, e, com isso, corroborar com a divulgação desse patrimônio linguístico-cultural. O corpus foi constituído por 22 cartas pessoais de amor produzidas no final da década de 1950 por dois remetentes (enunciadores) que residiram nas imediações da zona rural do Sertão do Pajeú. Essas cartas foram disponibilizadas pela plataforma digital do Laboratório de Edição e Documentação de Pernambuco (Ledoc), fotocopiadas e transcritas por integrantes do projeto “Banco Informatizado de Textos (BIT): a constituição de um corpus de manuscritos e impressos pernambucanos do século XVIII, XIX e XX”. A escolha do corpus se justifica por sua relevância, uma vez que se trata de um objeto de notável valor linguístico-cultural. Para cumprir coerentemente com o objetivo traçado, adotou-se teórico-metodologicamente a perspectiva bakhtiniana, especialmente nos conceitos de “gênero do discurso” e “estilo” e nos procedimentos de descrição, análise e interpretação para abordagem do corpus. Os resultados foram obtidos por meio de características encontradas como recorrentes no gênero do discurso, nas quais o ritmo, as metáforas, o emprego dos pronomes tu e você, o uso de diminutivo e a presença de vocativos materializaram tanto as características de proximidade, espontaneidade e intimidade quanto a aproximação com o discurso poético. As reflexões acerca da escrita do enunciador evidenciaram relevantes características da época – década de 50, levantando discussões acerca dos diferentes ângulos pelos quais o estilo pode ser enxergado. Além disso, as recorrências do fazer poético e as semelhanças com cartões postais da época e a poesia concreta nortearam nossa pesquisa não só no sentido de análise do corpus em sua estrutura linguística, mas considerando seus contextos mais amplos que envolvem o estilo do enunciador, que enxergamos como algo que se constrói a partir da relação do seu enunciador com o mundo, com o outro.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2731
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_rafaeladossantossouza.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.