Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/273
Título: A infiltração de base obtida com o simulador de chuva e o infiltrômetro de carga constante
Autor: Albuquerque Neto, Antônio Faustino Cavalcanti de
Palavras-chave: Solo - Análise;Solos - Infiltração
Data do documento: 1986
Citação: ALBUQUERQUE NETO, Antônio Faustino Cavalcanti de. A infiltração de base obtida com o simulador de chuva e o infiltrômetro de carga constante. Cadernos Ômega. Série Agronomia, Recife, n. 2, p. 43-50, 1986.
Abstract: AIém de mostrar que existe diferença no valor da capacidade de infiltração de base obtida com o infiltrômetro de carga constante e com simulador de chuva, este trabalho evidencia a relação entre a umidade da capa superficial do solo e a capacidade de infiltração quando são usados os dois procedimentos. O simulador de chuva utilizado 6 do tipo Swanson de braços rotativos e o infiltrômetro é o de duplo cilindro com carga constante igual a 30 milímetros. Os resultados mostraram que a capacidade de infiltração de base obtida com o infiltrômetro 6 cerca de 20 vezes a determinada com o simulador, sendo que esta depende exclusivamente da umidade superficial. A capacidade de infiltração inicial extraída de ensaios com infiltrômetro de carga constante também v'aria com a umidade superficial, todavia a capacidade de infiltração de base independe- de totalmente desta, sendo regido por outros fatores.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/273
Aparece nas coleções:n. 2, 1986 (Série Agronomia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OME_n2_1986_agro_03.pdf249,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.