Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2728
Título: O desafio de alfabetizar surdos em libras como língua materna (l1): um estudo de caso numa escola de ensino regular na cidade de Serra Talhada
Autor: Araújo, Mauricéia Salvador de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6993314837221693
Orientador: Silva, Noádia Iris da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3145353361385921
Palavras-chave: Surdos - Educação;Lingua brasileira de sinais;Educação inclusiva;Inclusão escolar
Data do documento: 2019
Citação: ARAÚJO, Mauricéia Salvador de. O desafio de alfabetizar surdos em libras como língua materna (l1): um estudo de caso numa escola de ensino regular na cidade de Serra Talhada. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Abstract: The objective of this work is to investigate the coherence between the official documents and the offer of literacy / education for the deaf in the education networks. For that, it was necessary a documentary analysis of laws and curricula that deal with education of the deaf at the federal and state levels. Field research was carried out with people involved in educational policies for the deaf in the Sertão do Alto Pajeú region (interpreters, GRE's “interim” manager, school principals, Serra Talhada education management coordinator). Finally, we conducted a case study (observations of classes and questionnaires) with actors from a LIBRAS literacy class at the Cornélio Soares school in the city of Serra Talhada in Pernambuco. Throughout the research, there was a lack of records on the history of education / literacy of the deaf, as well as studies about the legislation, so we believe that this research has contributed to the advances in the education of the Deaf, as well as in prioritizing literacy in the mother tongue and its inclusion in regular education, so that it has awakened a sensitive look at the valorization of this historical subject.
Resumo: O objetivo desse trabalho, é investigar a coerência entre os documentos oficiais e a oferta de alfabetização/educação de surdos nas redes de ensino. Para isso, fez-se necessário uma análise documental de leis e currículos que versam sobre educação de surdos nos âmbitos federal e estadual. Foram feitas pesquisas de campo com pessoas envolvidas nas políticas educacionais para surdos na região do Sertão do alto Pajeú (intérpretes, gerente “interina” da GRE, diretores de escolas, coordenadora de gestão de educação de Serra de Talhada). E por fim, fizemos um estudo de caso (observações de aulas e questionários) com atores de uma turma de alfabetização em LIBRAS da escola Cornélio Soares na cidade de Serra Talhada em Pernambuco. Ao longo da pesquisa foi notado há insuficiência de registros sobre o histórico da educação/alfabetização de surdos, como também sobre os estudos a respeito da legislação, logo, acreditamos que essa pesquisa tenha contribuído acerca dos avanços na educação de Surdos, bem como na priorização da sua alfabetização na Língua materna e sua inclusão no ensino regular, de modo que tenha despertado um olhar sensível para a valorização desse sujeito histórico.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2728
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_mauriceiasalvadordearaujo.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.