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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Noadia Iris da-
dc.contributor.authorMourato, Maria Alidia Gondim-
dc.date.accessioned2021-10-05T14:01:16Z-
dc.date.available2021-10-05T14:01:16Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMOURATO, Maria Alidia Gondim. Ensino de conhecimentos linguísticos e documentos oficiais: Uma análise comparativa entre o Currículo de Pernambuco (2012) e a Base Nacional Comum Curricular (2017). 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2726-
dc.descriptionA educação é primordial no processo de transformação do individuo por meio da interpretação do mundo em que vivemos, nesse contexto, algumas medidas são tomadas para fornecer ao educando acesso ao ensino de qualidade, dentre os quais deve apontar para os documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo Estadual (PC/PE), dentre outros, tais documentos são fundamentais para o desenvolvimento de uma educação de qualidade. Todavia, o presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por intuito avaliar dois dos documentos citados anteriormente, dos quais a Base (2017) e o Parâmetro Curricular Estadual (2012). Vale salientar que a escolha dos anos de cada documento a ser avaliado foi dada pela observação de que o currículo estadual referente ao mesmo ano da base é uma reprodução do mesmo, visto ser função dos estados adequar a BNCC sem causar-lhe perdas, a realidade vivenciada por cada região, desse modo, por observar as mudanças ao longo dos anos nos documentos oficiais têm-se aqui uma análise comparativa por meio dos conhecimentos linguísticos existentes nos currículos. Portanto, objetiva-se analisar de maneira comparativa o Currículo Estadual (2012) e a BNCC (2017) a partir da implementação da linguística na sala de aula. Destaca-se que a metodologia utilizada para a elaboração deste TCC foi a análise documental, em que ao longo da leitura será possível perceber a utilização do texto primário para enriquecer este trabalho. Os currículos trazem a preocupação em fornecer ao aluno a possibilidade de aprender de acordo com sua realidade, portanto, a adequação da BNCC pelos estados é de suma importância uma vez que corrobora significativamente para o sucesso do ensino aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractEducation is primordial in the process of transformation of the individual through the interpretation of the world which we live. In this context, some measures are taken to provide to the student access to the quality education, among which should point to official documents, such as the Brazilian Curriculum Parameters (PCN), National Education Guidelines and Bases Law (LDB), Common National Curriculum Base (BNCC) and State Curriculum (PC / PE), among others, such documents are fundamental for the development of quality education. However, this Course Conclusion Paper aims to evaluate two of the documents cited previously, such as the Base (2017) and the State Curriculum Parameter (2012). It is worth noting that the choice of the years of each document to be evaluated was given by the observation that the state curriculum referent to the same year of the Base is a reproduction of that, since it is a function of the states to adapt the BNCC without causing losses to the reality experienced by each region, thus, observing the changes over the years in the official documents, we have a comparative analysis through the existing linguistic knowledge in the curriculum. Therefore, the objective is to analyse in a comparative way the State Curriculum (2012) and the BNCC (2017) from the implementation of linguistics in the classroom. We highlight that the methodology used for the elaboration of this TCC was documentary analysis, in which through the reading it will be possible to understand the use of the primary text to enrich this work. The Curriculum bring with them the concern with providing students with the possibility to learn according to their reality, so the adequacy of BNCC by states is of paramount importance, once it corroborates significantly to the success of the Teaching and Learning.pt_BR
dc.format.extent53 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectEnsino - Legislaçãopt_BR
dc.subjectDocumentos oficiaispt_BR
dc.titleEnsino de conhecimentos linguísticos e documentos oficiais: Uma análise comparativa entre o Currículo de Pernambuco (2012) e a Base Nacional Comum Curricular (2017)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3145353361385921pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localSerra Talhadapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Letraspt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Serra Talhadapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAST)

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