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https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2724
Título: | A construção multimodal de referentes em memes sobre o discurso da pós-graduação |
Autor: | Nogueira, Bruno Huann da Silva |
Endereco Lattes do autor: | http://lattes.cnpq.br/4491947961116486 |
Orientador: | Ranieri, Thaís Ludmila da Silva |
Endereco Lattes do orientador : | http://lattes.cnpq.br/9800015399149501 |
Palavras-chave: | Linguagem e internet;Memes;Redes sociais |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | NOGUEIRA, Bruno Huann da Silva. A construção multimodal de referentes em memes sobre o discurso da pós-graduação. 2019. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019. |
Abstract: | Positioning itself in a sociocognitive and multimodal view, the present work aims to investigate how the multimodal construction of meme referents about postgraduate discourse occurs. This study befalls for two reasons, in particular, the first because we believe that the meme genre needs further investigations that seek to understand the complexity of this object, as well as the fact that this genre is a productive space for scientific investigation in the field of language. Thus we discuss in this paper considerations about notions of text, referenciation and multimodality that are based on the discussions of Cavalcante (2013); Cavalcante and Custódio Filho (2010); Koch (2009); Marcuschi (2007 and 2012); Custodio Filho and Hissa (2018); Custódio Filho (2009); Mondada and Dubois (2003); Cavalcante, Filho and Brito (2014); Cortez and Koch (2013); Ranieri (2015); Dionísio (2014); Silva (2018); Vieira and Silvestre (2015); Ramos (2012). Therefore, our approach can be defined as qualitative, since our research seeks to understand, describe and interpret the phenomena linked to referential processes. For this investigation, we had 5 memes that were collected on the Instagram social network between August and October 2019th, in the Mestrado Arrombado page that targets postgraduate publications. Finally, our results show that referents are taken up mainly by Direct Anaphora in the imagery elements that make up memes. Moreover, we also observed that, in most cases, the references "master" and "dissertation" are referenced with a negative value load. |
Resumo: | Posicionando-se numa visão sociocognitiva e multimodal, o presente trabalho tem como objetivo investigar como ocorre a construção multimodal de referentes em memes sobre o discurso da pós-graduação. Esse estudo sucede por dois motivos, em especial, o primeiro porque acreditamos que o gênero meme precise de mais investigações que busquem entender a complexidade desse objeto, assim como pelo fato desse gênero ser um produtivo espaço de investigação científica no âmbito da linguagem. Nesse sentido, discorremos nesse trabalho considerações sobre noções de texto, referenciação e multimodalidade que são alicerçadas pelas discussões de Cavalcante (2013); Cavalcante e Cústódio Filho (2010); Koch (2009); Marcuschi (2007 e 2012); Custódio Filho e Hissa (2018); Custódio Filho (2009); Mondada e Dubois (2003); Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014); Cortez e Koch (2013); Ranieri (2015); Dionísio (2014); Silva (2018); Vieira e Silvestre (2015); Ramos (2012); Sousa (2015). Para tanto, nossa abordagem pode ser definida como qualitativa, uma vez que, nossa pesquisa busca entender, descrever e interpretar os fenômenos ligados aos processos referenciais. Para essa investigação, contamos com 5 memes que foram coletados na rede social Instagram entre os meses de Agosto e Outubro de 2019, na página Mestrado Arrombado que se direciona a publicações voltadas para pós-graduação. Por fim, nossos resultados mostram que os referentes são retomados, por meio, principalmente, de anáforas diretas nos elementos imagéticos que compõem os memes. Além disso, observamos também que, em grande parte das vezes, os referentes “mestrado” e “dissertação” são referenciados com uma carga valorativa negativa. |
URI: | https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2724 |
Aparece nas coleções: | TCC - Licenciatura em Letras (UAST) |
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