Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/2723
Title: Estudo de modelo e controle vetorial orientado pelo fluxo estatórico de motor de indução trifásico para propulsão de veículos elétricos
Authors: Azevedo, Pedro Paulo Oliveira Costa de
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Italo Roger Ferreira Moreno Pinheiro da
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/7618299953557040
Keywords: engenharia matemática;engenharia elétrica - modelos matemáticos;motores elétricos de indução - controle orientado;veículos elétricos
Issue Date: 6-Nov-2020
Citation: AZEVEDO, Pedro Paulo Oliveira Costa de. Estudo de modelo e controle vetorial orientado pelo fluxo estatórico de motor de indução trifásico para propulsão de veículos elétricos. 2020.Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2021.
Abstract: The speed control of three-phase induction motors is essential for the operation of electric vehicles. Therefore, the study of the machine mathematical model for the development of simpler and more effcient methods for the control of motor parameters is important for technological development and reduction in the costs of building electric vehicles. In this project, the study of the mathematical model for the analysis of the behavior of an electric induction motor was carried out and a eld oriented control strategy was developed that uses mathematical transformations and changes of reference of the measurable quantities in an induction machine and, from this strategy, a simulation was developed. The transient and permanent response of the electromagnetic fux, conjugate, speed and electric currents obtained in the simulated environment show the reaction of the model of the induction machine with the control proposed in this work, accelerating from inertia to near to the rated speed and the elimination of the disturbance caused by the insertion of the rated mechanical torque on the motor shaft. Thus, the simulation results presented validate the theoretical considerations and show the effectiveness of the proposed control strategy, enabling its use for future studies by the UFEPE-UACSA formula SAE team.
Description: O controle da velocidade de motores trifásicos de indução é essencial para o funcionamento dos veículos elétricos. Sendo assim, o estudo do modelo maremático da máquina para o desenvolvimento de métodos mais simples e eficientes para o controle dos parâmetros do motor é importante para o desenvolvimento tecnológico e diminuição nos custos da construção dos veículos elétricos. Neste trabalho, foi realizado o estudo do modelo matemático para análise do comportamento de um motor de indução elétrica e foi desenvolvida uma estratégia de controle orientado pelo campo que se utiliza de transformações matemáticas e mudanças de referencial das grandezas aferíveis em uma máquina de indução e, a partir dessa estratégia, foi desenvolvida uma simulação. A resposta em regime transitório e permanente do fluxo eletromagnético, conjugado, velocidade e correntes elétricas obtidas no ambiente simulado mostram a reação do modelo da máquina de indução com o controle proposto neste trabalho, acelerando desde a inércia até valores próximos à velocidade nominal e a eliminação da perturbação causada pela inserção do conjugado mecânico nominal no eixo do motor. Desta forma, os resultados de simulação apresentados validam as considerações teóricas e mostram a eficácia da estratégia de controle proposta, habilitando sua utilização para estudos futuros da equipe de fórmula SAE da UFRPE-UACSA.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2723
Appears in Collections:TCC - Bacharelado em Engenharia Elétrica (UACSA)

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