Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2722
Título: Técnica de modulação vetorial aplicada no acionamento de máquinas elétricas trifásicas com enrolamentos abertos para minimização da tensão de modo comum
Autor: Magalhães, Raíssa Maria Lacerda
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/6240974108146381
Orientador: Silva, Italo Roger Ferreira Moreno Pinheiro da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7618299953557040
Palavras-chave: máquinas elétricas;conversor de potência;eletrônica de potência;modulação – eletrônica;modulação de pulso.
Data do documento: 4-Nov-2020
Citação: MAGALHÃES, Raíssa Maria Lacerda.Técnica de modulação vetorial aplicada no acionamento de máquinas elétricas trifásicas com enrolamentos abertos para minimização da tensão de modo comum. 2020.Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2021.
Abstract: In power electronics, the study of modulation techniques and topology of converters are widely used in industrial applications for driving electrical machines. In this context, research is always looking for improvements, in general, in the quality of the system, whether increasing efficiency, performance or machine life. The topology of a conventional converter as well as the pulsewidth modulation technique is the basis for the development of the studied system. So, its characteristics and relationships were taken in consideration for the development of the model. Thereby, a study was realized on a drive system for electrical machines with open winding terminals from two conventional converters. For the driving, a modulation technique based on the vector analysis of the switching states was proposed to minimize the common-mode voltage. Besides that, a simulation was realized, considering ideal conditions to validate the described technique and the results presented the minimization of the common mode voltage based on the choice of certain switching states.
Resumo: Na eletrônica de potência, o estudo de técnicas de modulação e de topologia de conversores são amplamente utilizadas em aplicações industriais para acionamento de máquinas elétricas. Nesse contexto, as pesquisas buscam sempre melhorias, de modo geral, na qualidade do sistema, seja aumentando a eficiência, o desempenho ou a vida útil da máquina. A topologia de um conversor convencional assim como a técnica de modulação por largura de pulso é base para o desenvolvimento do sistema estudado. Então, suas características e relações foram levadas em consideração para o desenvolvimento do modelo. Com isso, foi realizado o estudo sobre um sistema de acionamento de máquinas elétricas com terminais abertos de enrolamentos a partir de dois conversores convencionais. Para o acionamento, foi proposta uma técnica de modulação baseada na análise vetorial dos estados de chaveamento no intuito de minimizar a tensão de modo-comum. Além disso, foi realizada uma simulação, considerando condições ideais, a fim de validar a técnica descrita. Os resultados apresentaram a minimização da tensão de modo-comum a partir da escolha de determinados estados de chaveamento.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2722
Aparece nas coleções:(UASCAEE) Trabalho de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_RaíssaMariaLacerdaMagalhães.pdf3,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.