Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2697
Título: Educação para Consumo Consciente e Sustentável
Autor: Silva, Maria Zênia Tavares da
Palavras-chave: Meio ambiente;Consumo sustentável;Consumo consciente;Educação do/a consumidor/a
Data do documento: 2009
Editor: Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Domésticas
Citação: SILVA, Maria Zênia Tavares da. Educação para Consumo Consciente e Sustentável. Recife: UFRPE, 2009. Projeto de Extensão.
Abstract: Com a expansão da sociedade de consumo, marcada pela produção e disponibilidade dos mais variados artigos de consumo, dos quais muitos são “supérfluos”, o/a consumidor/a é induzido/a a comprar de forma irrefletida, sugestionado pelos meios de comunicação em massa, ao mesmo tempo em que passa a ser reconhecido/a e aceito/a pelo que está consumindo. O consumo envolve coesão social, produção e reprodução de valores. Desta forma, não é uma atividade neutra, individual e despolitizada. O/a consumidor/a preocupado/a em satisfazer suas necessidades individuais, não reflete sobre as consequências de suas escolhas, descartando no meio ambiente toneladas de lixo do qual boa parte poderia ser reciclada, ou mesmo reduzido, através de atitudes como, usar menos materiais descartáveis e aproveitar integralmente os alimentos. Mudança de padrão de produção e consumo implica aumento do nível de informação da população, sensibilização e conscientização das pessoas, eliminação de desperdícios, uso consciente dos recursos naturais. Diante do exposto, o Projeto de Extensão: Educação para o Consumo Consciente e Sustentável tem como proposta desenvolver um trabalho na área de educação do/a consumidor/a, com orientação de grupos e famílias estimulando o desenvolvimento das habilidades necessárias para escolher e comprar diferentes produtos de forma consciente e sustentável.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2697
Aparece nas coleções:Educação (PROExC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pexedu_educacaoconsumo_2009.pdf329,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.