Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/123456789/2697
Title: Educação para Consumo Consciente e Sustentável
Authors: Silva, Maria Zênia Tavares da
Keywords: Meio ambiente;Consumo sustentável;Consumo consciente;Educação do/a consumidor/a
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Ciências Domésticas
Citation: SILVA, Maria Zênia Tavares da. Educação para Consumo Consciente e Sustentável. Recife: UFRPE, 2009. Projeto de Extensão.
Abstract: Com a expansão da sociedade de consumo, marcada pela produção e disponibilidade dos mais variados artigos de consumo, dos quais muitos são “supérfluos”, o/a consumidor/a é induzido/a a comprar de forma irrefletida, sugestionado pelos meios de comunicação em massa, ao mesmo tempo em que passa a ser reconhecido/a e aceito/a pelo que está consumindo. O consumo envolve coesão social, produção e reprodução de valores. Desta forma, não é uma atividade neutra, individual e despolitizada. O/a consumidor/a preocupado/a em satisfazer suas necessidades individuais, não reflete sobre as consequências de suas escolhas, descartando no meio ambiente toneladas de lixo do qual boa parte poderia ser reciclada, ou mesmo reduzido, através de atitudes como, usar menos materiais descartáveis e aproveitar integralmente os alimentos. Mudança de padrão de produção e consumo implica aumento do nível de informação da população, sensibilização e conscientização das pessoas, eliminação de desperdícios, uso consciente dos recursos naturais. Diante do exposto, o Projeto de Extensão: Educação para o Consumo Consciente e Sustentável tem como proposta desenvolver um trabalho na área de educação do/a consumidor/a, com orientação de grupos e famílias estimulando o desenvolvimento das habilidades necessárias para escolher e comprar diferentes produtos de forma consciente e sustentável.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2697
Appears in Collections:Educação (PROExC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pexedu_educacaoconsumo_2009.pdf329,07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.