Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2695
Título: Avaliação do perfil epidemiológico das pacientes atendidas no Núcleo de Saúde da UFRPE portadoras de vulvovaginites
Autor: Dimech, Gustavo Santiago
Palavras-chave: Prevenção;Vulvovaginites;Saúde;Epidemiologia;Tratamento
Data do documento: 2009
Editor: Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde
Citação: DIMECH, Gustavo Santiago. Avaliação do perfil epidemiológico das pacientes atendidas no Núcleo de Saúde da UFRPE portadoras de vulvovaginites. Recife: UFRPE, 2009. Projeto de Extensão.
Abstract: Os corrimentos vaginais são, as principais queixas das mulheres atendidas em unidades de saúde onde é realizada a coleta do exame ginecológico. Estes sinais e sintomas geralmente responsáveis pelas vulvovaginites podem interferirem no relacionamento entre os parceiros e pertencerem ao grupo das DST´S, são considerados um grande problema de saúde pública. Diante destas considerações, podemos apontar como uma das prioridades da ginecologia na atenção à saúde da mulher a prevenção e a identificação precoce das vulvovaginites, de modo a oferecer tratamento adequado a cada especificidade de acometimento. Para isto, a equipe de médico ginecologista, deve ter à disposição materiais suficientes e adequados para identificar estas síndromes e assim, interromper a cadeia de transmissão. Diante desta situação, nos propomos a realizar a coleta de amostra de secreção vaginal para o exame de bacterioscopia (coloração de GRAM) de todas as mulheres que compuseram a amostra do estudo, assistidas pelo NAPS/UFRPE, assim como identificar no exame clínico fatores predisponentes as infecções e realizar a estratificação das pacientes quanto a idade, atividade sexual, patologias pré-existentes, queixas clínicas e vinculo (Estudantes, Funcionárias e Comunidade) para podermos identificar os principais agentes infectantes de cada grupo e adotarmos políticas de educação para a prevenção das infecções vaginais.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2695
Aparece nas coleções:Saúde (PROExC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pexsaude_avaliacaoperfil_2009.pdf340,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.