Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2692
Título: Levantamento da diversidade das plantas medicinais utilizadas pela comunidade do Curado
Autor: Galdino, Rosa Maria Nunes
Palavras-chave: Plantas Medicinais;Fitoterápicos;Higienização;Utilização;Manuseio
Data do documento: 2009
Editor: Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Biologia
Citação: GALDINO, Rosa Maria Nunes. Levantamento da diversidade das plantas medicinais utilizadas pela comunidade do Curado. Recife: UFRPE, 2009. Projeto de Extensão.
Abstract: O uso de plantas medicinais como medicamento natural vem crescendo em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 80% da população mundial utilizaram algum tipo de erva com fim terapêutico. Dentre esses 80%, cerca de 30% ocorreu com orientação médica. Tais ervas são antigas “armas” utilizadas pelo homem no tratamento de várias doenças sendo, assim, um costume existente há muito tempo. Esta prática milenar ultrapassou todas as barreiras e obstáculos durante o processo evolutivo e chegou até os dias atuais, sendo amplamente utilizada por grande parte da população mundial como fonte de recurso terapêutico eficaz. Esse conhecimento tradicional tem demonstrado sua eficácia e validade em muitos casos, mas nem todas as práticas e receitas populares são eficazes. Com este Projeto de Extensão iremos orientar os moradores da comunidade do Curado. Com a aplicação de um questionário vamos observar o conhecimento popular sobre o uso de plantas medicinais, que formam hoje a “fitoterapia popular”. Além de divulgar essas informações, contribuiremos para a melhor forma de se fazer uma coleta, seguindo os critérios do horário mais adequado para realizá-la e de fazer uma correta higienização antes do uso, aumentando assim as chances de obter os resultados seguros e esperados.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2692
Aparece nas coleções:(PROEXCPES) 2009

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pexsaude_levantamentodiversidade_2009.pdf323,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador