Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2644
Título: Transferência de tecnologia pós-colheita, boas praticas de higiene e manipulação de frutas e hortaliças, para beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos de Serra Talhada-PE
Autor: Simões, Adriano do Nascimento
Palavras-chave: Processamento mínimo;qualidade;pós-colheita;microbiologia
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAST); Administração.
Citação: SIMÕES, Adriano do Nascimento. Transferência de tecnologia pós-colheita, boas praticas de higiene e manipulação de frutas e hortaliças, para beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos de Serra Talhada-PE.. Serra Talhada: UFRPE, 2011. Projeto de extensão.
Abstract: O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é um dos Programas do Governo Federal, tem por objetivo garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessária às populações e fortalecer a agricultura familiar. Em Serra Talhada existem cerca de onze entidades beneficiadas pelo programa, todas contemplam crianças, adolescentes e idosos. Recentemente, integrantes responsáveis pelo PAA de Serra Talhada buscaram a UAST/UFRPE para detectar possíveis problemas na cadeia produtiva. Assim, os objetivos foram capacitar pequenos produtores com respeito às boas praticas de manipulação de alimentos; coleta de dados microbiológicos na cadeia produtiva e Visitas periódicas aos produtores do PAA. O presente trabalho foi dividido em fases, a primeira correspondeu a encontros para realização de aulas expositivas sobre tecnologias e boas práticas de manipulação e higiene de alimentos. A segunda fase correspondeu a coletas de dados para melhoria da logística de recepção e distribuição de alimentos do PAA e coleta de dados de natureza microbiológica no campo, no PAA e nas entidades; A terceira fase um acompanhamento para tratar da melhoria na manipulação dos alimentos. Observou que a manipulação de hortaliças está mudando, resultado dos acompanhamentos e dados microbiológicos que estavam indicativos de contaminação, tanto no campo, como no PAA.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2644
Aparece nas coleções:Tecnologia e Produção (PROExC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pextecprod_transferenciatecnologia_2011.pdf373,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.