Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2629
Título: Troca de saberes entre academia e adolescentes do Programa Escola Aberta, em Recife - PE: “Papo Aberto” Promovendo sexualidade sem risco
Autor: Alves, Maria de Fátima Paz
Palavras-chave: Adolescentes;Sexualidade;Saúde reprodutiva
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Federal Rural de Pernambuco(SEDE); Departamento de Ciências Doméstica.
Citação: ALVES, Maria de Fátima Paz. Troca de saberes entre academia e adolescentes do Programa Escola Aberta, em Recife - PE: “Papo Aberto” Promovendo sexualidade sem risco. . Recife: UFRPE, 2011. Projeto de extensão.
Abstract: O objetivo principal da proposta é promover uma ação com adolescentes, Informando-os e sensibilizando-os, no contexto do Programa Escola Aberta, em Recife-PE, em relação à temáticas relativas à sexualidade e saúde reprodutiva, buscando fornecer subsídios a uma vivência plena e responsável de sua sexualidade, e, futura replicação dos conhecimentos adquiridos; capacitando e introduzindo em atividades de extensão alunas do curso de Economia Doméstica. Visando atingir os objetivos propostos utilizaremos uma metodologia dialógico-participativa. Após diagnóstico inicial, desenvolveremos oficinas de sensibilização, nas quais serão trabalhados, embasados por dados e estudos científicos atualizados, os sub-temas: Adolescência e juventude: características e vivências; relações de gênero: a construção dos papéis masculinos e femininos; sexualidade: vivências, mitos, tabus e reponsabilidade; concepção, contracepção e prevenção de Infecções sexualmente transmissíveis (IST) e AIDS. A relevância da proposta se fundamenta na crescente demanda por prevenção em saúde reprodutiva e sexual com adolescentes. A presente proposta visa atender tal demanda com novos enfoques, entendendo que, como afirmam recentes estudos, a mera informação de perito ou autoridade, não representa o modo mais eficaz de realizar prevenção em relação à sexualidade e questões correlatas, sendo necessária uma abordagem compreensiva e dialógica, embasada numa visão abrangente e realista do contexto de vida juvenil.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2629
Aparece nas coleções:Educação (PROExC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pexedu_trocasaberes_2011.pdf350,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.