Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2607
Título: Pedagogia da Pergunta: a pesquisa de opinião como dispositivo pedagógico interdisciplinar no processo de ensino-aprendizagem.
Autor: Cavalcanti, Glória Maria Duarte
Palavras-chave: Metodologia de ensino;Protagonismo juvenil;Interdisciplinaridade;Pesquisa de opinião
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Federal Rural de Pernambuco(UAG); Administração.
Citação: CAVALCANTI, Glória Maria Duarte. Pedagogia da Pergunta: a pesquisa de opinião como dispositivo pedagógico interdisciplinar no processo de ensino-aprendizagem.. Garanhuns: UFRPE, 2011. Projeto de extensão.
Abstract: O Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO) é uma iniciativa do Instituto Paulo Montenegro, ligada ao IBOPE, que realiza projetos sociais na área de educação. Iniciado no ano de 2000, seu objetivo é desenvolver e disseminar práticas educativas inovadoras, que contribuam para a melhoria do sistema de ensino do país. O principal objetivo do programa NEPSO é promover o uso pedagógico da pesquisa de opinião pelas escolas da rede pública. Ao participar do programa, o professor aprende a planejar e realizar projetos de ensino. A metodologia estimula o uso do universo do estudante e do professor para a construção do conhecimento. Faz do estudante e do professor autores do aprendizado, promovendo o protagonismo dos principais atores da educação. A UFRPE, desde 2007 participa do Programa NEPSO e tem se destacado pelo seu envolvimento no âmbito desse Programa, especialmente durante seminários estaduais, três dos quais realizados na Unidade Acadêmica de Garanhuns. Dentre as ações principais estão o acompanhamento das escolas que desenvolvem projetos NEPSO que estão vinculadas ao polo Pernambuco; uma uma pesquisa de opinião sobre o que pensam cidadãos de Garanhuns sobre a UAG/UFRPE e; curso de extensão a ser oferecido a professores do município de Garanhuns.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2607
Aparece nas coleções:Educação (PROExC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pexedu_pedagogiapergunta_2011.pdf321,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.