Please use this identifier to cite or link to this item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2601
Title: Comercialização de flores no município de Serra Talhada - PE
Authors: Sá Júnior, Luiz Carlos Rosa de
metadata.dc.contributor.authorLattes: http://lattes.cnpq.br/1826572980484134
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Patrícia Ribeiro de
metadata.dc.contributor.advisorLattes: http://lattes.cnpq.br/7515103658189588
Keywords: Flores - Cultivo;Economia regional;Produtos agrícolas - Comercialização
Issue Date: 2019
Citation: SÁ JÚNIOR, Luiz Carlos Rosa de. Comercialização de flores no município de Serra Talhada - PE. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Abstract: The purpose of this paper is to outline the profile of the flower retail market in the municipality of Serra Talhada-PE in 2019. The flower market in Brazil has grown in recent decades, but the production and marketing of flowers and ornamental plants, even with this growth, faces as its main obstacles the specificities of cultural treatment and transport logistics. The theoretical basis was the agricultural commercialization and the characterization of the market of flowers and ornamental plants in Brazil and Pernambuco. The methodology used was based on qualitative analysis of secondary data from bibliographic research and primary data through the application of semi structured questionnaires with the owners of two florists in the municipality of Serra Talhada-PE. Thus, the survey results show that flower production in the state of Pernambuco promotes the acquisition of florists in the municipality of Serra Talhada, with the city of Gravatá the most prominent in the diversity of flowers and producers. It was concluded that the presence of these florists creates employment (local and outside the municipality), stimulates the rendering of services of the flower retail sector, through the diversification of the mix of products offered in the physical stores, besides the use of digital tools. for sale and promotion of their products.
Description: O objetivo deste artigo é traçar o perfil do mercado varejista de flores no município de Serra Talhada-PE em 2019. O mercado de flores no Brasil tem crescido nas últimas décadas, porém a produção e comercialização de flores e plantas ornamentais, mesmo com esse crescimento, enfrenta como principais obstáculosas especificidades dos tratos culturais e da logística de transporte.Utilizou-se como base teórica a comercialização agrícola e a caracterização do mercado de flores e plantas ornamentais no Brasil e Pernambuco. A metodologia utilizada foi baseada na análise qualitativa dos dados secundários, a partir da pesquisa bibliográfica, e dados primários, através da aplicação de questionários semiestruturados com os proprietários de duas floriculturas no município de Serra Talhada-PE. Assim, os resultados da pesquisam mostram que a produção de flores no Estado de Pernambuco fomenta as aquisições das floriculturas do município de Serra Talhada, tendo a cidade de Gravatá o maior destaque na diversidade de flores e de produtores. Concluiu-se que a presença dessas floriculturas gera emprego (local e fora do município), estimula a prestação de serviços do setor de varejo de flores, através da diversificação do mix de produtos oferecidos nas lojas físicas, além da utilização de ferramentas digitais para venda e divulgação de seus produtos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2601
Appears in Collections:TCC - Bacharelado em Ciências Econômicas (UAST)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_art_luizcarlosrosadesajunior.pdf358,59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.