Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2575
Título: Leishmaniose Visceral Americana — Conhecimento, percepção e capacitação dos proprietários de cães com suspeita clínica da doença
Autor: Alves, Leucio Camara
Palavras-chave: Calazar;Educação;Saúde;Zoonose
Data do documento: 2011
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (SEDE); Departamento de Medicina Veterinária
Citação: ALVES, Leucio Camara. Leishmaniose Visceral Americana - Conhecimento, percepção e capacitação dos proprietários de cães com suspeita clínica da doença. Recife: UFRPE, 2011. Projeto de Extensão.
Abstract: Apesar de alta ocorrência em todo Brasil, a Leishmaniose Visceral Americana (LVA) continua sendo uma doença negligenciada, particularmente onde a enfermidade tem adquirido um perfil urbanizado. Neste contexto, a LVA se apresenta como um sério problema de saúde pública, sendo o cão o principal reservatório urbano da doença, onde as medidas de controle preconizadas nem sempre são conhecidas pela população. O presente será realizado no ambulatório de leishmaniose do hospital veterinário da UFRPE e tem como objetivo avaliar o conhecimento, percepção e capacitação dos proprietários de cães com suspeita clínica da doença sobre os principais aspectos epidemiológicos, clínicos e métodos de prevenção da infecção. Para a avaliação dos proprietários será aplicado um questionário estruturado não disfarçado, para compreender em que nível se encontra o conhecimento, e a percepção sobre a doença, concomitantemente será realizada a capacitação dos proprietários através da entrega de uma cartilha que abordara os principais aspectos relacionados a doença, alem da posse responsável, e bem estar animal. Durante a realização do projeto será confeccionado e produzida uma cartilha que aborda a LVA. Também será produzido um DVD que conterá uma vídeo-aula que através de uma estória de fácil compreensão e de forma didática transmitirá informações sobre a doença.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2575
Aparece nas coleções:(PROEXCPES) 2011

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pexsaude_leishmaniosevisceral_2011.pdf341,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador