Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2568
Título: Avaliação das condições higiênico-sanitárias e orientação de magarefes em abatedouros de bovinos na microrregião de Garanhuns PE
Autor: Franque, Marcos Pinheiro
Palavras-chave: Segurança Alimentar;Abate humanitário;Abatedouro
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns
Citação: FRANQUE, Marcos Pinheiro. Avaliação das condições higiênico-sanitárias e orientação de magarefes em abatedouros de bovinos na microrregião de Garanhuns PE. Recife: UFRPE, 2011. Projeto de extensão.
Abstract: A forma mais efetiva de se garantir que os produtos cárneos sejam produzidos de acordo com padrões internacionais de qualidade e inocuidade é pelo monitoramento de parâmetros de qualidade e higiene nas diferentes etapas da produção. Neste sentido, a proposta teve objetivo de avaliar as condições em que são abatidos os bovinos em matadouros da microrregião de Garanhuns-PE, fez um levantamento da condição das instalações, equipamentos, segundo a legislação vigente. Também foi avaliado o asseio e o uso de equipamentos de proteção individual por parte dos magarefes, avaliar o emprego das Boas Práticas de Fabricação e das Práticas Padrão de Higiene Operacional e a técnica utilizada para o abate. A partir do diagnóstico da situação foram confeccionados folhetos explicativos direcionados, com o intuito de promover uma maior conscientização dos operários envolvidos no abate de bovinos, sobre a importância das boas práticas de fabricação, com intuito final de promover a melhoria da qualidade da carne produzida em prol da segurança alimentar na região de estudo.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2568
Aparece nas coleções:(PROEXCPES) 2011

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pexsaude_avaliacaocondicoes_2011.pdf456,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador