Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2565
Título: Atividades educativas para conscientizar as populações de quatro bairros da cidade de Garanhuns - PE quanto ao risco de contaminação por parasitos encontrados em fezes de cães em praças e vias públicas
Autor: Carvalho, Gílcia Aparecida de
Palavras-chave: Ancylostoma spp;Toxocara spp;Zoonoses;Saúde pública
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Unidade Acadêmica de Garanhuns
Citação: CARVALHO, Gílcia Aparecida de. Atividades educativas para conscientizar as populações de quatro bairros da cidade de Garanhuns - PE quanto ao risco de contaminação por parasitos encontrados em fezes de cães em praças e vias públicas.Recife: UFRPE, 2011. Projeto de extensão.
Abstract: As doenças zoonóticas que acometem os cães, dentre as quais, as helmintoses podem causar problemas de saúde pública. Os cães infectados por parasitos gastrintestinais eliminam ovos, larvas e oocistos de parasitos no ambiente podendo contaminar o homem. As praças públicas, caixas de areia em parques ou escolas são os locais de maior risco de infecção humana, em especial as criançaspor brincarem nestes locais. Se os animais infectados por exemplo, Ancylostomaspp. e Toxocara spp., defecarem nestes locais, ocorrerá contaminação do solo,proporcionando a infecção dos humanos. No Brasil, é alta a incidência de Ancylostoma spp. e Toxocara spp. em praças públicas de municípios situados em vários estados. Em Pernambuco, análises em Garanhuns durante o ano de 2011,registraram alta incidência de parasitos zoonóticos em fezes de cães depositadas em locais públicos do bairro Boa Vista expondo a população humana à infecção.O presente estudo tem por objetivo dar continuidade ao projeto supracitado e expandir o trabalho de conscientização da população de quatro bairros da cidade de Garanhuns-PE, por meio de educação sanitária, quanto aos riscos de transmissão de parasitos gastrintestinais, bem como, enfatizar a importância dos cuidados com a saúde dos animais para promover a prevenção contra as zoonoses.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2565
Aparece nas coleções:(PROEXCPES) 2011

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pexsaude_atividadeseducativas_2011.pdf477,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador