Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2562
Título: Ações educativas em saúde para o controle das leishmanioses no município de Igarassu - PE
Autor: Faustino, Maria Aparecida da Gloria
Palavras-chave: Leishmaniose tegumentar america;Calazar;Eduçação;Saúde;Conhecimento
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Federal Rural de Pernambuco (SEDE); Departamento de Medicina Veterinária
Citação: FAUSTINO, Maria Aparecida da Gloria. Ações educativas em saúde para o controle das leishmanioses no município de Igarassu - PE. Recife: UFRPE, 2011. Projeto de extensão.
Abstract: As leishmanioses são complexos de doenças parasitárias zoonóticas, sendo um sério problema de saúde pública em todo o mundo. O Brasil é o principal responsável pelos casos notificados das leishmanioses na América Latina, com70% do total de casos de Leishmaniose Visceral (LV) na região Nordeste. A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA), na região Nordeste, apresenta características ecoepidemiológicas diversas, com mais de 60% dos casos na Zona da Mata Atlântica. No município de Igarassu - PE tem se registrado um aumento considerável no número de pessoas acometidas com este agravo. Neste projeto,objetiva-se desenvolver um trabalho junto a comunidades sob o risco da infecção do município Igarassu - PE, no sentido de trazer conhecimentos sobre a leishmaniose em seus aspectos clínico-epidemiológicos e de controle, a fim de manter a população informada e orientada, reservando espaço para sua participação ativa no desenvolvimento das ações de controle. Será realizado um trabalho educativo, junto à população (nas residências, escolas e PSF), por meio de palestras, orientações individuais ou em grupos. Um folheto informativo será elaborado e distribuído à população, enfocando a doença, suas diferentes formas clínicas, papel dos animais no ciclo de transmissão, as questões ligadas ao bem-estar animal, posse responsável e ambiente.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2562
Aparece nas coleções:Saúde (PROExC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pexsaude_acoeseducativas_2011.pdf430,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.