Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2558
Título: Vertebrados terrestres da ilha de Paulo Afonso, região nordeste do Brasil: anfíbios, répteis, aves e mamíferos
Autor: Moura, Geraldo Jorge Barbosa de
Nogueira, Eliane Maria de Souza
Toma, Tiago Shizen Pacheco
Palavras-chave: Vertebrados;Animais;Zoologia;Ecologia;Anfíbios;Répteis
Data do documento: 2017
Editor: EDUFRPE
Citação: MOURA, Geraldo Jorge Barbosa de; NOGUEIRA, Eliane Maria de Souza; TOMA, Tiago Shizen Pacheco (org.). Vertebrados terrestres da ilha de Paulo Afonso, região nordeste do Brasil: anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Recife: EDUFRPE, 2017. 327 p., il.
Abstract: Esta singular publicação é resultado do esforço colaborativo de pesquisadores, com o objetivo de apresentar uma lista comentada sobre a diversidade de anfíbios, répteis, aves e mamíferos da Caatinga do Município de Paulo Afonso, que se caracteriza por ser uma ilha artificial, proveniente do complexo hidrelétrico de Paulo Afonso, localizada no Polígno das Secas, no Sertão Baiano, às margens do Rio São Francisco. Um bom instrumento de consulta. É importante destacar o esforço que resultou na presente publicação, porque ela nos revela a riqueza da Caatinga, desmitificando o conceito até então usual de que este bioma (o único exclusivamente brasileiro) é pobre em biodiversidade. A biota da Caatinga é bastante diversa, tanto do ponto de vista de seus recursos naturais como de sua dinâmica social. O conhecimento da biodiversidade da Caatinga é fundamental para se ter sucesso na conservação desse rico patrimônio, que não é uma ação simples, uma vez que grandes obstáculos precisam ser superados. O primeiro deles é a falta de um sistema regional eficiente de áreas protegidas, visto nenhum outro bioma brasileiro ter tão poucas unidades de conservação de proteção integral como a Caatinga. O segundo é a falta de inclusão do componente ambiental nos planos regionais de desenvolvimento. A combinação da falta de proteção e da perda contínua de recursos biológicos faz com que a extinção seja uma lamentável regra entre as espécies exclusivas desse bioma, isso se nada for feito. Vislumbra-se que esta obra norteará posteriores estudos na região que possibilitem o avanço do conhecimento ecológico das espécies e contribua na identificação de ameaças, de modo a direcionar as políticas públicas ambientais, bem como na adoção de medidas essenciais que garantam a conservação da biodiversidade da Região de Paulo Afonso. (Texto extraído do prefácio do livro de autoria de Vera Lúcia Ferreira Luz).
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2558
ISBN: 978-85-7946-280-1
Aparece nas coleções:(EDUFRPE) Livros e Capítulos de Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
livro_vertebradosterrestres_2017.pdf48,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.