Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2555
Título: Manual de controle de zoonoses e agravos para agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias
Autor: Silva, Amanda Thaís Ferreira
Brandespim, Daniel Friguglietti
Pinheiro Júnior, José Wilton
Palavras-chave: Zoonose;Controle;Agentes de controle de endemias;Agentes de saúde
Data do documento: 2017
Editor: EDUFRPE
Citação: SILVA, Amanda Thaís Ferreira; BRANDESPIM, Daniel Friguglietti; PINHEIRO JÚNIOR, José Wilton. Manual de controle de zoonoses e agravos para agentes comunitários de saúde e agentes de controle de endemias. Recife: EDUFRPE, 2017. 103 p., il.
Abstract: Uma zoonose é uma infecção ou doença infecciosa transmissível, sob condições naturais, de homens a animais e vice-versa, enquanto as zoonoses de relevância para a saúde pública, são aquelas de risco iminente de transmissão para a população humana, que apresente impacto na saúde coletiva, considerando a população exposta, a espécie animal envolvida e a área afetada, em tempo determinado, de acordo com o Manual de Vigilância, Prevenção e Controle de Zoonoses: Normas Técnicas e Operacionais, publicado pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde (MS) em 2016.De acordo com a Portaria nº 204/MS de 17 de Fevereiro de 2016, os agravos constituem qualquer dano à integridade física ou mental do indivíduo, provocado por circunstâncias nocivas, tais como acidentes, intoxicações por substâncias químicas, abuso de drogas ou lesões decorrentes de violências interpessoais, como agressões e maus tratos, e lesão autoprovocada. Entre as ações, atividades e estratégias de vigilância, prevenção e controle de zoonoses e outros agravos à saúde humana, estão incluídas as ações de educação em saúde. Diante do contexto, este manual tem como objetivo servir como instrumento e/ou ferramenta para os coordenadores de Vigilância em Saúde durante as ações de Educação Permanente em Saúde, aos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Controle de Endemias (ACEs), que atuam diretamente nas áreas de Atenção Primária em Saúde e Vigilância Ambiental, respectivamente. O manual também se constitui em uma ferramenta importante, para as ações de médicos veterinários que atuam no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), apoiando as Equipes de Saúde da Família (ESFs) e proporcionando o conhecimento sobre as zoonoses e outros agravos, aos demais profissionais de saúde. Este manual não lista todas as zoonoses e agravos de ocorrência no território Brasileiro, porém são destacados os mais frequentes e de maior ocorrência nos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com os dados epidemiológicos mais recentes do Ministério da Saúde. (Texto extraído da apresentação do livro).
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2555
ISBN: 978-85-7946-288-7
Aparece nas coleções:(EDUFRPE) Livros e Capítulos de Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
livro_manualzoonoses_2017.pdf4,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.