Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2552
Título: Estudos sobre língua, literatura e ensino
Autor: Sedrins, Adeilson Pinheiro
Lima, Rafael Bezerra de
Albuquerque, Emanuelle C. M. de M.
Santos, Eudes da Silva
Palavras-chave: Linguística;Literatura - Estudo e ensino;Análise do discurso;Leitura
Data do documento: 2019
Editor: EDUFRPE
Citação: SEDRINS, Adeilson Pinheiro et al. (org.). Estudos sobre língua, literatura e ensino. Recife: EDUFRPE, 2019. 360 p., il.
Abstract: Apresentamos, neste livro, trabalhos apresentados na III Semana de Letras da Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco (III SeLUAG – UFRPE) e do I Seminário de Estudos Linguísticos e Literários Aplicados ao Ensino (I SELLAE). Esses eventos, realizados no período de 3 a 7 de dezembro de 2018, na UFRPE/UAG, em Garanhuns, Pernambuco, foram frutos da iniciativa de professores e alunos do curso de licenciatura em Letras da referida Unidade, com apoio do Programa de Mestrado Profissional em Letras da UFRPE. Após um hiato de quatro anos, o curso de licenciatura em Letras da UAG, por iniciativa do Grupo de Estudos em Teoria da Gramática (GETEGRA), retomou a sua Semana, com o objetivo de promover espaços de produção e divulgação do conhecimento, envolvendo seus alunos e professores em atividades científicas, acadêmicas e culturais. O tema da III SeLUAG, “Novos desafios para o ensino de língua e litera tura: diversidade, pluralismo teórico e formação de professores”, buscou discutir os desafios para a docência na área de Letras na contemporaneidade, com vistas a provocar reflexões e produzir ações concretas em prol de uma melhoria do ensino básico e superior, que se mostre inclusivo, democrático, plural e, por isso, mais justo e efetivo. O I Seminário de Estudos Linguísticos e Literários Aplicados ao Ensino (I SELLAE) foi promovido pelo Mestrado Profissional em Letras da UFRPE/UAG – Profletras –ocorrendo dentro da programação da III SeLUAG, com o objetivo de promover atividades para a discussão da formação docente, no âmbito da Linguística, da Literatura e da Educação. Ao todo, a III SeLUAG e o I SELLAE foram constituídos por 4 mesas-redondas, 3 conferências, 1 sessão de pôster, 14 minicursos, 19 sessões de simpósios temáticos e atividades culturais promovidas em diferentes momentos da programação. Foram cerca de 115 trabalhos aprovados para apresentação e 250 inscritos. Este livro reúne trinta e três trabalhos apresentados durante os dois eventos, que estão divididos em seis seções temáticas: Estudos em teoria e análise linguística; Estudos do texto e de gêneros textuais; Estudos em Análise do Discurso; Estudos sobre o ensino de Literatura; Estudos em Literatura; Estudos sobre o ensino de língua. O objetivo desta obra é divulgar os resultados de pesquisas realizadas por pesquisadores e professores, a fim de promover, junto ao leitor, novas reflexões sobre a língua, a literatura e o ensino. (Texto extraído da apresentação do livro).
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2552
ISBN: 978-65-86547-05-4
Aparece nas coleções:(EDUFRPE) Livros e Capítulos de Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
livro_estudoslingua_2019.pdf6,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.