Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2549
Título: Entre a terra e o céu: irmandades leigas em Pernambuco (séculos XVIII – XIX)
Autor: Almeida, Suely C. Cordeiro de
Palavras-chave: História eclesiástica – Pernambuco – Séc. XVIII;História eclesiástica – Pernambuco – Séc. XIX;Pernambuco – História – Séc. XVIII;Pernambuco – História - Séc. XIX;Irmandades – Pernambuco – História
Data do documento: 2019
Editor: EDUFRPE
Citação: ALMEIDA, Suely C. Cordeiro de Almeida (org.). Entre a terra e o céu: irmandades leigas em Pernambuco (séculos XVIII – XIX). Recife: EDUFRPE, 2019. 174 p., il.
Abstract: A obra intitulada “Entre a Terra e o Céu: Irmandades leigas em Pernambuco (Séc. XVIII-XIX)” é o resultado de dez anos de pesquisas desenvolvidas no Programa da Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGH/UFRPE). Esta coletânea conta com a colaboração de ex--alunos do PPGH que estão atuando no ensino e pesquisa, dando, desta forma, continuidade à formação em História. Participam também profissionais e discente do PPGH da Universidade Federal de Pernambuco atuantes na linha de pesquisa “Mundo Atlântico”. Incluímos o Dr. Marcos Antonio Almeida atualmente ligado à Província Franciscana do Brasil. O PPGH/UFRPE iniciou suas atividades em 2006 e, desde de lá, vem realizando trabalhos de aperfeiçoamento e de estudos históricos em História do Brasil voltados para os campos da História Social e da Cultura. Esta obra concentra-se em História Social compreendendo os séculos XVIII e XIX. “Entre a Terra e o Céu” reúne autores de gerações diversas que têm em comum o compromisso com o estudo e a pesquisa. Ao longo da nossa coletânea, nós perceberemos a relação de reciprocidade entre a academia e a sociedade, relação necessária nos dias de hoje para uma compreensão do processo histórico do Brasil e do mundo. Os capítulos apresentados neste volume foram partilhados nos mais recentes debates que envolveram os historiadores brasileiros, portugueses, franceses, ingleses, norte-americanos etc., em torno de conceitos como: Antigo Regime, metrópole/colônia, mestiçagem, negociação, redes, centros/periferias. Sublinhamos que o tema apresentado nesse livro - “Irmandades Leigas” -, está fortemente apoiado em pesquisas documentais em consonância com os avanços da historiografia nacional e internacional. Agradecemos a disponibilidade de todos os pesquisadores participantes. Reconhecemos, igualmente, os apoios e fomentos do CNPq, CAPES e FACEPE por contribuírem financeiramente através de bolsas de estudos para elaboração da pesquisa em nível de dissertação e tese. Gostaríamos ainda de mencionar de forma especial a Editora Universitária da UFRPE por amparar a publicação deste volume através de edital. Sem esta iniciativa parte do que foi produzido na UFRPE/PPGH/História ficaria sem uma maior divulgação. Agradecemos ainda ao professor Marcos Antonio de Almeida pelo auxílio na correção dos textos deste livro.Dedicamos esta coletânea aos nossos alunos da graduação e da pós-graduação e aos professores/pesquisadores que, direta ou indiretamente, estimularam o exercício da leitura, reflexão e escrita. Esta obra é, portanto, o resultado de um longo percurso animado por desafios, autocríticas e consciência histórica. Os resultados das pesquisas realizadas revelam a importância da História para uma compreensão da formação social dos povos. (Apresentação extraída do livro).
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2549
ISBN: 978-85-7946-349-5
Aparece nas coleções:(EDUFRPE) Livros e Capítulos de Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
livro_entreaterraeceu_2019.pdf4,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.