Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2499
Título: Para além do texto escrito: a presença audiovisual no livro didático de história
Autor: Freitas, Renan Moura de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/3802404445141358
Orientador: Silva, Lucas Victor
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/0058476610695399
Palavras-chave: Livros didáticos;Cinema na educação;Representação cinematográfica;História (Ensino médio) - Estudo e ensino;Ensino audiovisual;Colonização
Data do documento: 2017
Citação: FREITAS, Renan Moura de. Para além do texto escrito: a presença audiovisual no livro didático de história. 2017. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de História, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2017.
Abstract: The textbook is one of the most important instruments used in the basic education in Brazil. The study of the PNLD collections are essential to understand the pedagogical paths taken by the school culture and the teaching-learning relationships. The goal of the present research was to analyze the use of film productions by the didactic book, bringing reflections referring to the teaching of history. For this, we consider the two collections most distributed nationally by the PNLD in the year of 2015, referring to the High school stage. In addition, a thematic clipping was necessary within the collections, being chosen as object of study the history of Colonial Portuguese America. The analysis produced reflections on representations of history teachings today and contributed on rethinking the limits and possibilities of the filmic use of textbooks.
Resumo: O livro didático é um dos mais importantes instrumentos utilizados na educação básica no Brasil. Os estudos das coleções do PNLD são essenciais para compreender os caminhos pedagógicos assumidos pela cultura escolar e as relações de ensino-aprendizagem. O objetivo da presente pesquisa foi analisar o uso das produções fílmicas pelo livro didático, trazendo reflexões referentes ao ensino de história. Para isso, consideramos as duas coleções mais distribuídas nacionalmente pelo PNLD no ano de 2015, referente à etapa escolar do Ensino Médio. Além disso, foi necessário um recorte temático dentro das coleções, sendo optado como objeto de estudo a história do período colonial da América Portuguesa. A análise produziu reflexões acerca de representações do ensino de história atualmente e contribuiu para repensar limites e possibilidades do uso de obra fílmica pelos livros didáticos.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2499
Aparece nas coleções:(CDILH) Trabalho de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_renanmouradefreitas.pdf685,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.