Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2498
Título: Manejo e caracterização de acessos e variedades de videira nas condições do Vale do São Francisco
Autor: Sobral, Yuri Rafael Alves
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2741550066670500
Orientador: Ataíde, Elma Machado
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2422663252620574
Palavras-chave: Videira;Uva - Cultivo;Agricultura de regiões áridas
Data do documento: 2019
Citação: SOBRAL, Yuri Rafael Alves. Manejo e caracterização de acessos e variedades de videira nas condições do Vale do São Francisco. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Resumo: A videira é uma espécie heterozigota, e sua conservação se dá por meio de plantas vivas no campo ou in vitro, o estabelecimento de coleções e bancos de germoplasma é muito importante para manutenção das características genéticas de interesse. Esta cultura ganha destaque por sua importância social na Região do Vale do São Francisco ao gerar em torno de quatro empregos diretos por hectare nas áreas cultivadas. O lançamento de novas cultivares exige de um programa de melhoramento genético, o alinhamento com as demandas do setor produtivo. Nessa perspectiva, a Embrapa Semiárido executa ações de pesquisa e desenvolvimento nas áreas irrigadas do Vale do São Francisco. A unidade está localizada na cidade de Petrolina (PE), com atuação voltada para a sustentabilidade dos sistemas de produção agrícola no Semiárido brasileiro, atuando com ênfase nas áreas de agropecuária dependente de chuva, agricultura irrigada e recursos naturais. O presente relatório de estágio, portanto, descreve as atividades desenvolvidas no período de ESO que teve por objetivo aplicar os conhecimentos técnico-científicos obtidos durante a graduação em Agronomia, na área de fruticultura, com ênfase em fitotecnia e melhoramento genético de videira.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2498
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Agronomia (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_yurirafaelalvessobral.pdf1,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.