Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/2495
Título: Acompanhamento das atividades de assistência técnica e extensão rural no IPA - Serra Talhada
Autor: Oliveira, Cibely Ferreira de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2451690212011839
Orientador: Simplício, Josimar Bento
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1876691945804390
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável;Agricultura familiar;Agricultura de regiões áridas
Data do documento: 2019
Citação: OLIVEIRA, Cibely Ferreira de. Acompanhamento das atividades de assistência técnica e extensão rural no IPA - Serra Talhada. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Resumo: A Assistência Técnica e Extensão Rural - ATER compreende um conjunto de estratégias para a promoção do desenvolvimento rural sustentável, no que diz respeito, principalmente, à agricultura familiar em regiões do semiárido nordestino. O Estágio Supervisionado Obrigatório foi realizado no período de 13 de agosto a 17 de Outubro de 2019, na Gerência Regional do Instituto Agronômico de Pernambuco do município de Serra Talhada – PE. Foi conduzido sob a orientação acadêmica do professor Dr. Josimar Bento Simplício e supervisão do Engenheiro Agrônomo Maurício Fernando Nunes Nogueira. Durante o estágio foi realizado o acompanhamento das atividades rotineiras da gerência, e do escritório de Santa Cruz da Baixa Verde, onde presenciei visitas técnicas nas propriedades dos agricultores, reuniões das associações, vivenciei experiências no que diz respeito aos programas que o IPA acompanha, como: Emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), ações do Projeto Dom Helder Câmara (PDHC), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), acompanhamento do projeto Banco Comunitário de Sementes Crioulas e Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) aos/às agricultores/as familiares no sertão do Pajeú. O estágio supervisionado obrigatório teve como objetivo a busca por novos conhecimentos práticos e a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso. Objetivou-se também adquirir a habilidade de percepção a cerca de problemas existentes e propor soluções práticas e eficientes, melhorando o sistema produtivo já existente nas propriedades.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2495
Aparece nas coleções:(UASTA) Trabalho de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_cibelyferreiradeoliveira.pdf1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.