Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2475
Título: Técnicas e atividades realizadas no laboratório de biotecnologia de microalgas (Labim/Uast)
Autor: Almeida, Ayanne Jamyres Gomes da Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/9697556131506773
Orientador: Dantas, Danielli Matias de Macedo
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3422902414863662
Palavras-chave: Biotecnologia;Cianobactéria;Programas de estágio
Data do documento: 2019
Citação: ALMEIDA, Ayanne Jamyres Gomes da Silva. Técnicas e atividades realizadas no laboratório de biotecnologia de microalgas (Labim/Uast). 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Pesca) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Resumo: Este relatório descreve a rotina diária acompanhada durante o estágio supervisionado obrigatório do Laboratório de Biotecnologia de Microalgas (LABIM) da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE/UAST), localizado no município de Serra Talhada-PE, durante o período compreendido de 01 de abril a 12 de junho de 2019. O LABIM foi criado com o propósito de prospectar o primeiro banco de cepas de microalgas de dulcícolas do sertão pernambucano. Com esse intuito, se pretendia conhecer a diversidade fitoplacntônica (microalgas e cianobactérias) dessa região, bem como identificar, isolar e cultivar espécimes para subsidiar pesquisas e atender as demandas locais. As atividades rotineiras são realizadas de segunda à sexta, exceto quando existe a obrigatoriedade de cumprir atividades extraordinárias, como o acompanhamento de experimentos. A sala onde as cepas de microalgas são armazenadas é mantida a 20 ºC e as cepas são agitadas uma vez ao dia, de segunda a sexta; essas são mantidas em fotoperíodo integral (24:0) de aproximadamente 2 000 lux. Os processos que envolvem a manutenção das cepas ocorrem a cada quinze ou trinta dias. As coletas são aperiódicas e objetivam aumentar o acervo de microalgas isoladas do laboratório. Este estágio proporcionou uma ampliação dos conhecimentos oriundos de disciplinas teóricas acerca de aspectos ecológicos e biotecnológicos de microalgas. Após a conclusão do estágio é nítida a sua relevância para a formação profissional dos graduandos do curso. Independentemente do local optado para realização deste, seja em laboratório ou empresas, o acompanhamento rotineiro é fundamental como um primeiro contato antes do início da carreira profissional.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2475
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Engenharia de Pesca (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_ayannejamyresdasilvaalmeida.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.