Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2460
Título: Aplicação de técnicas laboratoriais para identificar e quantificar parasitos gastrointestinais em diferentes espécies de animais de produção
Autor: Freitas, Daniel Carlos da Silva
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5185887452546295
Orientador: Ribeiro, Valéria Louro
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2677739330576168
Palavras-chave: Intestinos - Parasitos;Vermes;Fezes - Exame
Data do documento: 2019
Citação: FREITAS, Daniel Carlos da Silva. Aplicação de técnicas laboratoriais para identificar e quantificar parasitos gastrointestinais em diferentes espécies de animais de produção. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Zootecnia) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Resumo: No Estágio Supervisionado Obrigatório objetivou-se realizar os exames laboratoriais de fezes de animais, para identificar e parasitas gastrointestinais em animais de produção, e uma avaliação comparativa quanto à eficácia das técnicas. As atividades foram realizadas no laboratório de biologia da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), durante o período de 12 de março a 30 de junho de 2019, sobre a supervisão da Profª. Drª. Marilene Maria de Lima. Os principais exames realizados para identificar e quantificar as endoparasitoses foram: a contagem de ovos por grama de fezes (OPG) e oocisto por grama de fezes (OoPG), coprocultura (identificação da larva infectante L3), técnica de Willis (utilizada para detecção de ovos leves de helmintos e oocisto de protozoários), sedimentação (utilizada para identificar os ovos pesados (Faciola), Centrífugo-Flutuação (utilizada para identificar ovos leves de helmintos e oocisto de protozoários, principalmente em um número baixo de parasitas), técnica de Baermanm (identificar os vermes pulmonares (Dictyocaulus). As amostras fecais utilizadas para realizar os exames foram de bovinos, ovinos, caprinos, equídeos, suínos e coelhos, colhidas diretamente do reto ou de superfícies limpas. Após a realização do estágio, conclui-se que exames laboratoriais de fezes são eficientes e simples, fornecem resultados a curto prazo, podendo auxiliar o produtor na tomada de decisão, quanto à profilaxia das parasitoses.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2460
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Zootecnia (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_danielcarlosdasilvafreitas.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.