Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2458
Título: Acompanhamento do manejo produtivo de animais na Fazenda Pitombeira em Serra Talhada
Autor: Barbosa, Anderson José Braz
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/1973502030287511
Orientador: Ribeiro, Valéria Louro
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/2677739330576168
Palavras-chave: Bovinos - Criação;Ovinos - Criação;Suínos;Caprinos - Criação
Data do documento: 2019
Citação: BARBOSA, Anderson José Braz. Acompanhamento do manejo produtivo de animais na Fazenda Pitombeira em Serra Talhada. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Zootecnia) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Resumo: Objetivou-se com o estágio supervisionado obrigatório (ESO) acompanhar o manejo produtivo de suínos, caprinos, ovinos e bovinos, assim como o funcionamento do frigorífico de aves da fazenda Pitombeira em Serra Talhada. O estágio teve início no setor de suínos, onde foi possível conhecer todo o sistema de criação adotado na fazenda. As instalações consistem de um galpão da antiga criação de aves que foi adaptado para tal fim. Na alimentação os animais recebem o resíduo do abate de frangos composto por vísceras, sangue, carne e ossos juntamente com farelo de gérmen de milho. Há também o aproveitamento de resíduos de frutas e hortaliças descartados da rede de supermercado Pajeú, proprietária da fazenda Pitombeira. Os animais ruminantes da fazenda Pitombeira são criados exclusivamente a pasto, separando-se basicamente os bovinos dos caprinos e ovinos. Saleiros e bebedouros encontram-se distribuídos por toda área de criação. A fazenda possui grandes áreas de pasto nativo (caatinga) além de capim Buffel, dos quais os animais se alimentam. Em períodos de seca severa, os animais são suplementados com volumoso e concentrado. Não há na fazenda estratégias de produção e conservação de volumoso para períodos de estiagem. Os bovinos são separados por categoria, considerando o sexo. Os caprinos e ovinos são criados conjuntamente e acabam cruzando de forma indiscriminada dentro da própria espécie. Durante o período do ESO foi realizado pesagem de 79 bovinos, entre vacas e novilhas. O frigorífico da fazenda é específico para aves. Essas ao chegarem são descarregadas e permanecem nas caixas entrarem na linha de abate, podendo ser utilizado aspersores para promover diminuição do estresse durante o tempo de espera. A insensibilização é realizada por eletronarcose e a sangria é feita de forma manual. A escaldagem, depenagem e limpeza dos pés são realizadas de forma automatizada. As aves evisceradas entram na área limpa do frigorífico onde, após passarem por resfriamento nos chiller, são destinadas para corte e embalagem. Os produtos finais são frango inteiro congelado, frango inteiro resfriado, galeto inteiro congelado, pertences de frango, coxa, sobrecoxa, coxa com sobrecoxa, peito, filé de peito, coxinha da asa, asa, fígado, coração e moela, levando o nome da marca Pitombeira. Todos os cortes são congelados. O estágio proporcionou aquisição de experiência prática acerca do dia a dia de uma fazenda produtora de suínos, caprinos, ovinos e bovinos. O frigorífico está em constantes mudanças, buscando-se eficiência no processamento e qualidade dos produtos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2458
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Zootecnia (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_eso_andersonjosebrazbarbosa.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.