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Título: Brincalculia: um objeto de aprendizagem destinado a discalculia
Autor: Lopes, Victor Matheus da Costa Teixeira
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2686517069765187
Orientador: D’Emery, Richarlyson Alves
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3553920177544450
Palavras-chave: Software - Desenvolvimento;Discalculia;Estratégias de aprendizagem
Data do documento: 2019
Citação: LOPES, Victor Matheus da Costa Teixeira. Brincalculia: um objeto de aprendizagem destinado a discalculia. 2019. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Abstract: Introduction: The difficulties of learning are present in its most diverse fields of study, Mathematics is considered by students as one of the most difficult subjects of learning. The problem is that most people close to the students associate learning difficulties with laziness ot lack of interest on the part of the students. In this scenario is the Dyscalculia, which despite being considered a mental deficiency, limits cognitive processes for the learing of Mathematics. thus, it is necessary to think of solutions that aid in the exercise and development of the discalculic student. These introduce learning objects that are digital resources or not, which aims to help and stimulate students learning and can be a means to aid in their learning. Objective: This work aims to develop a Learning Object for discalculic students. Materials and Methods: Investigated characteristics of dyscalculia and, from your types, activities have been established that can exercise dyscalculia. After that, the learning object Brincalculia was developed and, because it is a Role-Playing Game, is described in a game design document containing the whole subject, mechanic and story approached. The development is given on the development platform Construct. Followed the model of development the iterative and incremental; and your interfaces follow best practices of design principles. Lastly there is an experimental design to validade your usability and acceptance through Sistem Usability Scale with a controlled experiment with prospective technique based on questionnaires applied to teachers and psychopedagogues. Results: This work resulted in a development of a learning object Brincalculia which, after its evaluation, was rated as excellent software that can be used by health professionals and education in the accompaniment of discalculic students.
Resumo: Introdução: As dificuldades de aprendizagem estão presentes nas suas mais diversas áreas, a Matemática é considerada por alunos como uma das disciplinas de maior dificuldade de aprendizagem. O problema é que a maioria das pessoas próximas aos alunos associam Dificuldades de Aprendizagem à preguiça ou falta de interesse por parte do aluno. Nesse cenário está a Discalculia, que apesar de não ser considerada uma deficiência mental, limita processos cognitivos para o aprendizado da Matemática. Dessa forma, faz-se necessário pensar em soluções que auxiliem no acompanhamento de aluno discalcúlico. Assim, introduzir Objetos de Aprendizagem, que são recursos digitais, ou não, que tem por objetivo auxiliar e estimular o aprendizado dos alunos, podem ser um meio que auxiliem na melhora do desempenho destes. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um Objeto de Aprendizagem destinado a alunos discalcúlicos. Materiais e Métodos: Investigaram-se características da Discalculia e, a partir de seus tipos, foram estabelecidas atividades que possam exercitar a Discalculia. Após, foi desenvolvido o Objeto de Aprendizagem Brincalculia e, por se tratar de um Role-Playing Game, é descrito em um documento de design de jogos contendo todo o assunto, mecânica e estória abordada. O desenvolvimento é dado na plataforma de desenvolvimento Construct. Seguiu-se o modelo de desenvolvimento iterativo e incremental; e as interfaces seguem boas práticas de princípios de design. Por fim, têm-se um delineamento experimental para validar sua usabilidade e aceitação através do System Usability Scale com um experimento controlado com técnica prospectiva a partir de investigação por questionário aplicado a professores e psicopedagogos. Resultados: Este trabalho resultou no Objeto de Aprendizagem Brincalculia no qual, após sua avaliação, foi classificado como um excelente software e que pode ser utilizado por profissionais da Saúde e Educação no acompanhamento de alunos discalcúlicos.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2441
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Sistemas de Informação (UAST)

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