Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2438
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorD’Emery, Richarlyson Alves-
dc.contributor.authorNascimento, Nedson Vieira do-
dc.date.accessioned2020-07-22T19:25:55Z-
dc.date.available2020-07-22T19:25:55Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Nedson Vieira do. Heuristicidade: um software educacional baseado em Role-playing Game para exercitar princípios de usabilidade de software por analogias. 2019. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2438-
dc.descriptionIntrodução: O crescente uso da tecnologia, através de dispositivos como computadores, smartphones e tablets, influenciam todos os setores da sociedade, logo cresce também a necessidade de sistemas que sejam mais interativos para o uso humano. Disciplinas como Interface Homem-Máquina (IHM) estudam a usabilidade que cercam os sistemas computacionais, mas alguns profissionais da área muitas vezes não aplicam os princípios de IHM no processo de desenvolvimento de software. É essencial o estímulo da cultura da utilização destes princípios através de novos métodos de ensino na formação de novos profissionais. Nesse contexto, surgem os jogos digitais, em especial Role-Playing Game (RPG), que possuem diversas características, entre elas, um efeito motivador. Objetivo: Este trabalho propõe um software educacional baseado em RPG para auxiliar no processo de ensino e aprendizado, de alunos de graduação em Computação, quanto aos princípios de usabilidade de software. Materiais e Métodos: O software é multiplataforma disponível para o contexto Web, mobile e desktop. Possui duas versões, uma completa desenvolvida através do Construct e um protótipo codificado em Java organizado na arquitetura Model-View-Controller; ambas desenvolvidas pelo processo iterativo e incremental. Trata-se de um RPG que, em seu enredo, narra a aventura de um cidadão residente em uma cidade com diversos problemas e, através de seu conhecimento em princípios de design, soluciona-os. Esses problemas estão dispostos em desafios através de analogias de situações contemporâneas de uma cidade. O jogador assume o papel do cidadão e deve solucionar os desafios, através da interação com outros cidadãos, prefeito da cidade e coleta de recursos. As interfaces do RPG seguem princípios básicos de design e, para sua elaboração, realizou-se um levantamento na literatura de jogos do estilo RPG. O cenário é 2D e utiliza técnicas de jogos digitais como sprites e tilemaps. É descrito em um documento de design de jogos. Para avaliação do software e de sua contribuição no processo de ensino e aprendizagem, realizou-se um experimento controlado com técnicas objetiva e prospectiva a partir de investigação por questionário aplicado a alunos que cursaram a disciplina de IHM. Os questionamentos seguem heurísticas de usabilidade pedagógica e de princípios de design. A análise dos dados deu-se por System Usability Scale (SUS) e por inferência estatística pelo teste de Qui-Quadrado. Resultados: O RPG Heuriticidade foi classificado, após o experimento, como excelente na avaliação SUS. A análise estatística evidenciou a hipótese de o software fornecer contribuição significante no processo ensino e aprendizagem de princípios de IHM. Conclusões: A utilização de jogos na Educação pode estimular o interesse de alunos no processo de ensino e aprendizagem. Também foi observada a empatia dos alunos no cenário proposto, principalmente, por possuir uma interface amigável, contendo elementos lúdicos e dispostos em tecnologias atuais do cotidiano desses alunos.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: The increasing use of technology, through devices such as computers, smartphones and tablets, influence all sectors of society, therefore there is also a growing need for systems that are more interactive for human use. Disciplines such as Human-Machine Interface (HMI) study the usability surrounding computer systems, but some practitioners in the area often do not apply the principles of HMI in the software development process. It is essential to encourage the culture of using these principles through new teaching methods in the training of new professionals. In this context, digital games emerge, especially the Role-Playing Game (RPG), which have several characteristics, among them, a motivating effect. Objective: This paper proposes educational software based on RPG to assist in the teaching and learning process of undergraduate students in Computer, on the software usability principles. Materials and Methods: Software is cross-platform available for Web, mobile and desktop context. It has two versions, a complete one developed through the Construct and a prototype codified in Java organized in Model-View-Controller architecture; both developed by the iterative and incremental process. It is an RPG that, in its plot, narrates the adventure of a citizen residing in a city with diverse problems and, through its knowledge in principles of design, solves them. These problems are arranged in challenges through analogies to contemporary situations of a city. The player assumes the role of the citizen and must solve the challenges, through interaction with other citizens, mayor of the city and resources collection. The RPG interfaces follow basic principles of design and, for their elaboration, a survey was carried out in the RPG style game literature. The scenario is 2D and uses digital gaming techniques like sprites and tilemaps. It is described in a game design document. To evaluation the software and of your contribution in the process of teaching and learning, there was a controlled experiment with objective and prospective techniques from investigation by questionnaire applied to students who attended the discipline of HMI. The questionnaires follow heuristics of pedagogical usability and design principles. The analysis of the data was given by System Usability Scale (SUS) and by statistical inference by the Chi-Square test. Results: The Heuristicity RPG was classified, after the experiment, as excellent in the SUS evaluation. Statistical analysis evidenced the hypothesis that the software provides a significant contribution in the teaching and learning process of HMI principles. Conclusions: The use of games in Education can stimulate students' interest in the teaching and learning process. It was also observed the empathy of the students in the scenario proposed, mainly, to have a friendly interface, containing playful elements and arranged in current technologies of the daily life of these students.pt_BR
dc.format.extent88 f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)pt_BR
dc.rightshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectSoftware - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectInteração homem-máquinapt_BR
dc.titleHeuristicidade: um software educacional baseado em Role-playing Game para exercitar princípios de usabilidade de software por analogiaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5324359469734479pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3553920177544450pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.localSerra Talhadapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.degree.graduationBacharelado em Sistemas de Informaçãopt_BR
dc.degree.departamentUnidade Acadêmica de Serra Talhadapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Bacharelado em Sistemas de Informação (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_nedsonvieiradonascimento.pdf4,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.