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Título: O processo de elaboração de problemas por licenciandos em química: concepções, sentimentos e a mobilização de atitudes
Autor: Alves, Vanessa Ramos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/4946358936102673
Orientador: Silva, Flávia Cristiane Vieira da
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/7354496286889274
Palavras-chave: Professores - Formação;Professores de química;Solução de problemas
Citação: ALVES, Vanessa Ramos. O processo de elaboração de problemas por licenciandos em química: concepções, sentimentos e a mobilização de atitudes. 2019. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Abstract: Experiments with the methodology of problem solving, during the initial formation of chemistry teachers, can be important for the teacher preparation of these professionals, allowing to exercise a teaching of chemistry consistent with the reality of Students. Also, by solving problems, we can promote the development of conceptual, procedural and attitudinal contents. The present study aimed to analyze the process of elaboration of problems by undergraduate students in chemistry, paying attention to the conceptions, the feelings of the undergraduate students, during the process, and the mobilization of attitudes during the elaboration of the problem. For this, the undergraduate students reported their conceptions through a structured interview, which produced narrative discourses. These discourses were analyzed through narrative analysis, considering the traits of Hermeneutic compositionality, canonicity and violation and referentiality. The feelings expressed by the undergraduate students were identified through testimonies at the end of each lesson in the sequence of problems elaboration and submitted to narrative analysis through hermeneutic compositionality, to define categories of Feelings. The mobilization of attitudes was analyzed based on the elaboration of the problems and the proposition of attitudes, by the undergraduate students, who could possibly be developed by solving the problem. The attitudes were categorized with respect to science, with respect to the learning of science and with respect to the social implications of science. In general, the conceptions present a lot of similarity with theoretical and methodological aspects of problem solving; Feelings revealed a satisfaction in the process of developing problems and the undergraduate students mobilized attitudes in the elaboration of problems, mostly related to the social implications of science. Thus, we believe that the contact of the undergraduate students with the methodology of problem solving during graduation can provide intentions for a possible application of this methodological approach in their future teaching practice.
Resumo: Experiências com a metodologia de resolução de problemas, durante a formação inicial de professores de química, podem ser importantes para a preparação docente destes profissionais, possibilitando exercerem um ensino de química condizente com a realidade dos alunos. Ainda, pela resolução de problemas, podemos promover o desenvolvimento de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. O presente estudo teve como objetivo analisar o processo de elaboração de problemas por licenciandos em química, atentando para as concepções, os sentimentos dos licenciandos, no decorrer do processo, e a mobilização de atitudes durante a elaboração do problema. Para isso, os licenciandos relataram suas concepções através de uma entrevista estruturada, que produziu discursos narrativos. Estes discursos foram analisados por meio da análise narrativa, considerando os traços da composicionalidade hermenêutica, canonicidade e violação e referencialidade. Os sentimentos expressados pelos licenciandos foram identificados através de depoimentos ao final de cada aula da sequência de elaboração de problemas e submetidos a análise narrativa por meio da composicionalidade hermenêutica, para definição de categorias de sentimentos. A mobilização de atitudes foi analisada a partir da elaboração dos problemas e da proposição de atitudes, pelos licenciandos, que possivelmente seriam desenvolvidas mediante a resolução do problema. As atitudes foram categorizadas com respeito à ciência, com respeito à aprendizagem da ciência e com respeito às implicações sociais da ciência. De forma geral, as concepções apresentam muita semelhança com aspectos teóricos e metodológicos da resolução de problemas; os sentimentos revelaram uma satisfação no processo de elaborar problemas e os licenciandos mobilizaram atitudes na elaboração de problemas, em sua maioria, relacionadas às implicações sociais da ciência. Assim, acreditamos que o contato dos licenciandos com a metodologia de resolução de problemas, durante a graduação, pode disponibilizar intenções para uma possível aplicação desta abordagem metodológica em sua futura prática docente.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2433
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