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Título: Identidade e profissionalização docente: um estudo de caso na licenciatura em Química da UFRPE/UAST
Autor: Gomes, Maria Celeste Nogueira Vitorino
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2937962267449475
Orientador: Bezerra, Bruna Herculano da Silva
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/1039531472437739
Palavras-chave: Professores universitários;Professores de química;Professores - Formação
Data do documento: 2019
Citação: GOMES, Maria Celeste Nogueira Vitorino. Identidade e profissionalização docente: um estudo de caso na licenciatura em Química da UFRPE/UAST. 2019. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Abstract: The constitution of the teaching identity has long been studied in the area of human sciences in order to better understand the processes and influences present in this discussion in the training of teachers. In the literature, several authors show that the constitution of identity is influenced not only by the experiences of the initial formation of teachers, but also by experiences and experiences prior to this formative process. The purpose of this monograph is to analyze aspects of the construction of the identity and professional professionalization of undergraduate students in chemistry based on the influences of the supervised stage and / or processes prior to initial training experienced by the subjects in this construction. The study is characterized as a qualitative case study, but with some quantitative data regarding the profile of the participants. A total of 8 chemistry graduates from the Federal University of Pernambuco (UFRPE) at the Academic Unit of Serra Talhada-PE (UAST), at the end of the course, completed the subjects of compulsory traineeships. A semi-structured interview was conducted, individually, with the intention of understanding through the interviews the experiences lived by the participants in various moments of the process of constitution of the identity. The interviews were audio-taped and later transcribed and analyzed based on elements of Content Analysis (BARDIN, 2016). In the results, the thematic analysis pointed to aspects of teacher identity and professional development, from the categories highlighted in the analysis, of which the following stand out: influences and the relationship with teachers, the processes of rupture that lead to decision making in relation to the teaching career. In addition to other aspects evidenced in the analysis of oppositions, of which the following stand out: the inexperience with teaching and the importance of the programs that aid in teacher training were some of the aspects pointed out in the text. These contributions become pertinent to the research because it deals with the experience of these future teachers when involved in this intimate and subjective process that is the constitution of the identity profile and aspects that lead to professionalization.
Resumo: A constituição da identidade docente tem sido objeto de estudo há muito tempo na área das ciências humanas com a finalidade de compreender melhor os processos e influências presentes nessa discussão na formação dos professores. Na literatura diversos autores mostram que a constituição da identidade sofre influências não apenas das experiências da formação inicial dos docentes, mas, também de vivências e experiências anteriores a esse processo formativo. A presente monografia tem por objetivo analisar aspectos da construção da identidade e da profissionalização docente de licenciandos em química a partir das influências do estágio supervisionado e/ou de processos anteriores à formação inicial experienciados pelos sujeitos nessa construção. O estudo se caracteriza como estudo de caso de caráter qualitativo, mas, com alguns dados quantitativos quanto ao perfil dos participantes. Foram sujeitos de pesquisa 8 licenciandos em Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) na Unidade Acadêmica de Serra Talhada-PE (UAST), no final do curso, que haviam finalizados as disciplinas de estágios obrigatórios. Foi realizada uma entrevista semi-estruturada, individualmente, com a intenção de compreender através das entrevistas as experiências vivenciadas pelos participantes em diversos momentos do processo de constituição da identidade. As entrevistas foram audiogravadas e posteriormente transcritas e analisadas com base em elementos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Nos resultados a análise temática apontou aspectos da constituição da identidade e da profissionalização docente, a partir das categorias evidenciadas na análise, das quais destacam-se: as influências e o relacionamento com os professores, os processos de ruptura que levam a tomada de decisão em relação à carreira docente. Além de outros aspectos evidenciados na análise de oposições, das quais destacam-se: a inexperiência com a docência e a importância dos programas que auxiliam na formação docente foram alguns dos aspectos apontados no texto. Essas contribuições se tornam pertinentes para a pesquisa por se tratar da vivência desses futuros professores quando envolvidos nesse processo íntimo e subjetivo que é a constituição do perfil identitário e aspectos que o levam a profissionalização.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2431
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