Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2409
Título: Leitura: análise de suas implicações para o processo de apropriação da escrita
Autor: Souza, Tatiane Dark dos Santos
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/2227300265506033
Orientador: Berto, Jane Cristina Beltramini
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/5158679260858327
Palavras-chave: Leitura;Escrita;Ensino fundamental
Data do documento: 2019
Citação: SOUZA, Tatiane Dark dos Santos. Leitura: análise de suas implicações para o processo de apropriação da escrita. 2019. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Abstract: This study aims to develop some considerations related to reading as a process of appropriation of writing aimed specifically at a 3rd grade elementary school class, linked to the Rede Municipal Santa Cruz da Baixa Verde-PE. On that account we based our work on the following scholars, Antunes (2006), Bakhtin (2003), Cagliari (2007), Freire (2006), Menegassi (2010), Ruiz (2013), Serafini (1989), Tardif (2007), among other researchers who reflect on the subject. We also present the state of the art that aims to investigate aspects that have been discussed in the last five years about reading and writing in relation to the study of genres also used in the production, revision and rewriting of texts in the classroom, promoting the relevance of reflective practice. The methodological procedure relied on a descriptive and qualitative action research, characterized as a case study, which in some aspects describe the actions performed in the daily and reflective pedagogical work in which the teacher analyzes his own practice. As experienced at a municipal school called Otacílio Carlos de Alencar, the research had as its pedagogical procedure the analysis of the students’ written productions, which were created based on genres such as comic strips and letters. As a result, we noticed that both the writing correction part, which provide the student with a greater interaction with his written text and encourages reading so that there will be interaction between the student and the text itself aiding in its improvement, as well as the teacher’s reflective practice can assist in the process of teaching and learning when used dialogically, for the promotion of the interaction student/teacher and also student/text. In that sense, we verified that the methodological proposal for text correction is still an unknown factor in teaching practice, and therefore we conclude that this would be an aspect to be stimulated in teacher training courses related to the practice of writing in the classroom.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo desenvolver algumas considerações relacionadas à leitura enquanto processo de apropriação da escrita voltadas especificamente para uma turma de 3° ano do Ensino Fundamental, vinculada à Rede Municipal da cidade de Santa Cruz da Baixa Verde-PE. Para tanto buscamos embasamento nos seguintes teóricos, Antunes (2006), Bakhtin (2003), Cagliari (2007), Freire (2006), Menegassi (2010), Ruiz (2013), Serafini (1989), Tardif (2007), entre outros pesquisadores que refletem sobre a temática. Apresentamos ainda o estado da arte que tem como intuito investigar aspectos que tem sido discutido nos últimos cinco anos sobre a leitura e escrita vinculada ao estudo de gêneros também trabalhados na produção revisão e reescrita de textos em sala de aula, fomentando a pertinência da prática reflexiva. O procedimento metodológico contou com a pesquisa-ação, descritiva e qualitativa, caracterizada como estudo de caso, que em alguns aspectos descreve as ações realizadas no exercício pedagógico diário e reflexivo no qual o docente faz análise da própria prática. Vivenciada na Escola Municipal Otacílio Carlos de Alencar, a pesquisa teve como procedimento pedagógico a análise das produções textuais dos alunos, realizadas a partir dos gêneros tira e carta. Assim, notamos que tanto os procedimentos de correções, que propiciam ao aluno uma interação maior com o texto produzido, fomentando a leitura deste para que posteriormente haja a interação do aluno com o próprio texto a fim de melhorá-lo, quanto a prática reflexiva docente podem auxiliar no processo de ensino aprendizagem quando utilizados de maneira dialógica, ocorrendo a interação aluno/professor como também aluno/texto. Nesse sentido, verificamos que a proposta metodológica para correções ainda é um fator desconhecido na prática docente, de forma que concluímos que este seria um aspecto a ser fomentado em formações vinculadas a prática de escrita em sala de aula.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2409
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_tatianedarkdossantossouza.pdf2,95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.