Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2407
Título: O leitor literário no primeiro ano do ensino médio: a interação entre aluno e texto a partir de contos de mistério
Autor: Lima, Moniza Dark Mendes de
Endereco Lattes do autor: http://lattes.cnpq.br/5670635914769712
Orientador: Almeida, Maria do Socorro Pereira de
Endereco Lattes do orientador : http://lattes.cnpq.br/3185435491287172
Palavras-chave: Ensino - Metodologia;Literatura (Ensino médio);Aprendizagem centrada no aluno;Ficção policial
Data do documento: 2019
Citação: LIMA, Moniza Dark Mendes de. O leitor literário no primeiro ano do ensino médio: a interação entre aluno e texto a partir de contos de mistério. 2019. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2019.
Abstract: This paper has as purpose to identify the causes of the distance of the student from High School of the literary text and think about the importance of these texts in the interaction between student and book, so that we can establish methods that contribute to the approximation of the students with the narratives by the Reading and the analyze of mystery tales to stimulate the interest of these readership to readings more complex, for example a novel. That way, it was necessary to comprehend how the process of the schooling of Literature was and how it is worked at school in now days, problematizing the obstacles of the development of the literary literacy and highlighted some of the specificities of the beginner student of that school time. We adopted the mystery tales “As Formigas” and “Venha ver o pôr do sol” by the Brazilian author Lygia Fagundes Telles, as indication of reading to be done in the classroom with this beginner public, because we comprehend these types of narratives allow the development of a work that permits the learners comprehend the characteristics of a narrative text, in order to provide an experience of reading able to assist the student’s formation while reader and captivate them. It was necessary an approach about the tales and its narrative characteristics, so we could analyze the tales previously mentioned better. This paper is defined as bibliographic and we based in in the studies of the authors like Almeida (2014/2018), Cadermatori (2009), Candido (2004), Carvalho (2017), Cortazár (1993), Cosson (2006), Gotlib (2006), Moisés (2006), Zilberman (2009) among others, aiming to comprehend how the Literature teaching and the work with literary texts are developed and can be modified by the proposal that concerns the literary literacy with the help of mystery tales. This way, we realized the importance of the work with texts in the process of reading and the interaction between student and literary book.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo identificar as causas do afastamento do aluno do Ensino Médio do texto literário e refletir sobre a importância desses textos na interação entre aluno e obra, para que assim possamos estabelecer métodos, que contribuam para a aproximação do aluno com as narrativas, por meio da leitura e análise de contos de mistério, para despertar o interesse desse público leitor à leituras mais complexas a exemplo de romances. Desta forma, se fez necessário compreender como se deu o processo de escolarização da literatura e como ela é trabalhada na escola nos dias atuais, problematizando os empecilhos no desenvolvimento do letramento literário e destacando algumas das especificidades do aluno iniciante dessa fase escolar. Adotamos os contos de mistérios “As Formigas” e “Venha ver o pôr do sol”, da autora brasileira Lygia Fagundes Telles, como indicação de leitura a ser feita em sala de aula com esse público iniciante, pois compreendemos que esse tipo de narrativa possibilita o desenvolvimento de um trabalho que permite aos educandos compreender as características de um texto narrativo, a fim de proporcionar uma experiência de leitura capaz auxiliar na formação do aluno enquanto leitor e encanta-los. Se fez necessário uma abordagem sobre o conto e suas características narrativas para que melhor pudéssemos analisar os contos acima citados. Essa pesquisa é definida como bibliográfica e nos embasamos nos estudos de autores como Almeida (2014/2018), Cadermatori (2009), Candido (2004), Carvalho (2017), Cortazár (1993), Cosson (2006), Gotlib (2006), Moisés (2006), Zilberman (2009) dentre outros, visando compreender como o ensino de literatura e o trabalho com os textos literários é desenvolvido e pode ser modificado por meio de propostas que envolvam o letramento literário com o auxílio dos contos de mistérios. Dessa forma, percebemos a importância do trabalho com textos no processo de leitura e de interação entre aluno e obra literária.
URI: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/2407
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Letras (UAST)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_monizadarkmendesdelima.pdf619,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.